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Coronavírus: como usar seu banco pelo celular, aplicativos e Whatsapp

Pandemia da Covid-19 alterou a rotina dos brasileiros e acessar os serviços bancários mudou para todos. Veja dicas de como usar o seu banco com segurança no ambiente digital

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Atualizado: 

03/04/2020
Foto: iStock
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Especial Pandemia de Coronavírus

ESPECIAL PANDEMIA DE CORONAVÍRUS:
Informação segura para sua saúde e para seus direitos

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Se você está enfrentando dificuldades para pagar suas contas e falar com o seu banco por conta da pandemia do coronavirus, saiba que é possível fazer uso da tecnologia de forma segura tomando os cuidados necessários para que suas informações e operações sejam realizadas com segurança.

Antes de te passar as orientações, é importante lembrar que as instituições financeiras também zelam pela estabilidade, segurança e funcionamento dos serviços oferecidos em plataformas digitais, pois a confiança no sistema e a viabilidade econômica de seus negócios também dependem de garantias para a comercialização de produtos e serviços financeiros de forma remota.

Leia também: veja mudanças nos serviços financeiros e como falar com seu banco

Como vários outros segmentos que integraram a tecnologia no seu dia a dia, o sistema bancário é um dos setores que mais investem em informatização eletrônica, promovendo mais comodidade aos consumidores. Mas o medo e o desconhecimento impedem que uma parcela da população faça uso dessas facilidades, sobretudo, os idosos e as pessoas com pouca escolaridade. 

Preparamos essas dicas para te ajudar nesse momento de isolamento social, com informações para que você consiga superar as dificuldades para usar os serviços bancários pelo meio eletrônico. 

Sabemos que a segurança é uma questão primordial e deve estar à frente de toda a tentativa de uso. Por conta disso, precisamos falar sobre os riscos de clonagens e uso indevidos das contas. A maioria das ocorrências vem de fora do ambiente eletrônico do banco, com golpistas e fraudadores que tentam fazer com que o usuário forneça seus dados criando páginas falsas ou informe dados das contas involuntariamente.

As mensagens usam links contendo programas maliciosos para roubar informações e senhas de acesso, solicitando dados sigilosos como atualização de cadastros, validação de dados, confirmação de dispositivos de segurança e alertas ameaçadores de perda de acesso. Tudo isso feito indevidamente usando o nome do banco.

O acesso ao banco pelo Internet banking, aplicativos e Whatsapp requer o mesmo cuidado com os dados recebidos por mensagens de e-mail, SMS, ligações telefônicas e acesso às páginas oficiais pelo site e aplicativo. Confira como utilizar o seu banco no ambiente digital:

Como acessar a rede de dados com segurança?

Nunca utilize rede abertas de Wi-Fi para fazer operações bancárias e nem baixar aplicativos de bancos. Acesse somente conexões privadas, como a da sua casa ou a do seu pacote de dados do celular.

Como faço para baixar o aplicativo do meu banco no celular?

Se você possuir um aparelho Iphone, procure a loja virtual de aplicativos “APP Store”, no próprio aparelho. Se possuir um Android, procure a loja virtual de aplicativos no seu celular (Play Store) e também busque nas configurações do aparelho. Pesquise pelo nome de seu banco, localize a logo oficial do banco e ative a instalação. Nunca repasse o código de autenticação do aplicativo nem sua senha de acesso a terceiros.

Os aplicativos de bancos ocupam pouca memória do seu aparelho. Mesmo assim, certifique-se antes da instalação que o aparelho possui memória disponível. Após a instalação, o sistema disponibilizará o botão do banco na página principal do seu celular, entre e siga as orientações do banco.

Preciso cadastrar senha para utilizar o banco pelo celular?

Sim, precisa. Cada banco possui um sistema de segurança e estabelece procedimentos próprios para garantir o acesso e movimentação de sua conta. Confira os tutoriais preparados pelos principais bancos. Nós selecionamos alguns desses tutoriais (vídeos de orientam como utilizar os aplicativos) para dar as instruções de cadastro e utilização do banco pelo aplicativo.

Atenção sobre a procedência de vídeos de orientação. Todos os tutoriais que o Idec está indicando abaixo estão disponibilizados nas contas oficiais dos bancos no canal do Youtube.

Banco

Endereço do Tutorial do banco no Youtube

Banco do Brasil https://www.youtube.com/watch?v=hJJgx2kpR60
Bradesco https://www.youtube.com/watch?v=sOIwbCtyicY
Caixa Econômica Federal https://www.youtube.com/playlist?list=PLjyojW8y_HLsik3B5x4EEd8rJqpa_LYsC
Itaú https://www.youtube.com/watch?v=6V2dXbf9HxM
Santander https://www.youtube.com/watch?v=3zzMNE6Hqmk

Quais serviços podem ser realizados pelo aplicativo?

Você poderá fazer quase todas as operações que são realizadas numa agência: consultas de saldo, extratos, pagamentos, transferências entre contas e entre bancos, investimentos, crédito, seguros entre outros assim, como caixa eletrônico, internet banking e telefone, exceto a função “saque”.

Os aplicativos podem receber atualizações?

Sim. Os bancos fazem constantemente melhorias em seus sistemas e para garantir a funcionalidade e segurança do sistema sofrem atualizações e as notificações são realizadas com frequência. Configure o seu aparelho para baixar automaticamente as atualizações para os aplicativos.

Caso acabe a bateria do meu celular ou apresente algum problema, eu devo utilizar o aplicativo do banco com o celular de outra pessoa?

Nunca. Mesmo sabendo que você deve acionar o banco com a senha para entrar e sair do aplicativo, recuse esse tipo de ajuda e evite deixar rastro em aparelhos de terceiros.

Quais cuidados devo tomar com o aplicativo se o celular for roubado?

Independentemente de ter um aplicativo de banco instalado, é importante para manter a segurança dos dados no aparelho, que o usuário adote o uso de senha de acesso ao iniciar o aparelho.  Quanto ao uso do aplicativo do banco, toda vez que terminar de fazer as operações encerre o aplicativo, caso outra pessoa tenha acesso precisará da senha para habilitar a conta bancária. Dessa forma, se o aplicativo estiver fechado a conta não será invadida. Em caso de roubo ou furto, comunique a operadora de telefonia e monitore a sua conta.

É seguro criar lembretes com os números das senhas de contas e serviços no próprio celular para evitar o esquecimento?

Não é recomendável. As informações poderão ser acessadas por terceiros em caso de perda ou roubo do aparelho. A melhor alternativa seria a memorização, mas como precisamos ter senhas para muitos serviços, às vezes é difícil lembrar todas, crie códigos que só você decifra para entender a senha e anote em documento fora do celular. Existem também aplicativos seguros para a guarda de senhas. Confira algumas dicas para manter suas senhas seguras no nosso "Anti-Mapa da Privacidade: Guia para não ser rastreado".

O que eu devo fazer se receber mensagens e e-mails falsos em nome do banco e ligações em nome da segurança do banco?

No caso das mensagens e e-mails, ignore-os e apague-os sem clicar no link.  Confira se o e-mail recebido veio de um remetente confiável de domínio do banco (por exemplo, se o endereço de envio da mensagem foi xx@banco.com.br). Se estiver na dúvida na veracidade da informação recebida (por exemplo, sobre uma movimentação suspeita), confira a informação entrando diretamente no seu aplicativo do banco ou contate seu gerente.

No caso de ligações, não confirme ou forneça qualquer informação, desligue o telefone e, se ficar na dúvida, ligue no seu banco por outro aparelho de telefone e confira se está tudo ok na sua conta.

Confira o acesso aos bancos através do Internet Banking

Como o canal digital mais antigo dos bancos, o grau de familiaridade dos usuários é maior e o serviços apresenta uma facilidade de acesso e mais segurança para quem está se aventurando pela primeira vez no acesso virtual.

O importante nesse canal é buscar sempre o endereço oficial dos bancos para evitar as páginas fakes dos bancos. Para que as operações sejam feitas em segurança, é importante também o uso de rede privada, nunca utilize rede Wi-fi aberta, esteja com o antivírus do seu computador atualizado. Certifique-se do cadeado no canto superior esquerdo ao lado do endereço eletrônico do banco e sempre digite o endereço e não faça buscas para localizar.

Confira os endereços dos sítios dos bancos:

Banco Endereço eletrônico
Banco do Brasil https://www.bb.com.br/
Bradesco https://www.bradesco.com.br/
Caixa Econômica Federal http://www.caixa.gov.br/
Itaú https://www.itau.com.br/
Santander https://www.santander.com.br/

Confira os serviços disponíveis pelo seu banco por Whatsapp

Os bancos já estavam oferecendo alguns serviços através do canal de relacionamento pelo Whatsapp desde 2019. Não existe um padrão, é importante consultar o site para saber o que está disponível nesse momento. Por exemplo, a Caixa abriu o canal do whatsapp para renegociação de dívidas, renovação de contratos e pausa nas parcelas do empréstimo. Confira os serviços disponíveis antes de adicionar o contato.

Ao adicionar o contato, o tutorial do Whatsapp apresenta as regras de funcionamento para garantir a sua segurança através “Conversando com empresas” e indicando a marca de autenticação de uma “conta comercial oficial”. Informe-se antes para usar com segurança.

Canais de acesso pelo whatsapp:

Banco Endereço eletrônico
Banco do Brasil (61) 4004-0001
Bradesco

(11) 3335-0237 (https://www.youtube.com/watch?v=Z8iivanAPlM)

Caixa Econômica Federal 0800-726-8068
Itaú 4004-4828
Santander  

Existem condições que eu possa identificar mensagens ou e-mails falsos do banco?

Sim. Inicialmente é importante observar que os bancos quando enviam mensagens não colocam links, não enviam por telefones particulares, não pedem atualizações de dados e não fazem alerta de bloqueios de senhas.

Os bancos iniciaram a oferta de alguns serviços pelo Whatsapp, mesmo assim não há solicitações de confirmação de dados, e a troca de comunicação é a partir da demanda do usuário. Frequentemente as mensagens enviadas pelos bancos são informativos de movimentação, medida de norma do setor e publicidade tudo sem link e nem pedido de acesso.  

A seguir exemplos de mensagens falsas, observe que todas possuem links para acesso que utilizam o nome dos bancos, mas não são os respectivos endereços oficiais e foram enviadas por telefones não oficiais dos bancos. Ao receber esse tipo de mensagem apague imediatamente.

Exemplos de mensagens falsas enviadas em nomes de bancos

Evite entregar informações para os golpistas ou facilitar acesso aos dados. Com as informações fornecidas e acesso às senhas, os criminosos conseguirão transferir os recursos da conta e tomar crédito em seu nome. Desde que as operações sejam realizadas com a utilização de dados oficiais, se torna muito difícil para o consumidor provar que foi vítima de golpe e para reverter essa situação, precisa entrar com ação judicial contra o banco, que além de demorada e não tem garantia de reversão.  

Para garantir a segurança, o Código de Defesa do Consumidor determina que em seu artigo 14, que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre os riscos. Por essa razão, é importante seguir as orientações do banco sobre os procedimentos de segurança para evitar as fraudes.

Exemplos de e-mails falsos do banco

O mesmo vale para e-mails supostamente recebidos de bancos. Fique atento especialmente em caso de recebimento de informações alarmantes, como "seu dispositivo se encontra BLOQUEADO, clique aqui para desbloquear". Fique atento também se o remetente é de confiança.

Veja aqui a evolução das transações bancárias por canal

O volume de transações eletrônicas (Mobile banking e Internet banking) no Brasil representa 47,5% de todas as operações realizadas em todos os canais dos bancos, conforme relatório de tecnologia bancária de 2019, elaborado pela Federação Brasileira dos Bancos - Febraban[1].

Evolução (em bilhões de transações)

 

Fonte: FEBRABAN

 

[1] Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2019,

https://ciab.com.br/assets/download/researches/research-2019_pt.pdf