O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a Fundação Rosa Luxemburgo, o Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (Lab.Urb UFMG), a Prefeitura de Caeté, o Observatório das Metrópoles e os movimentos Nossa BH e Tarifa Zero BH realizam de 20 a 23 de julho de 2022 o 2º Encontro: Transporte como um Direito e caminhos para a tarifa zero.
Seguindo as trocas realizadas em 2019, no 1º seminário de mesmo nome em Niterói (saiba mais aqui), o novo evento debaterá as possibilidades de financiamento público do transporte coletivo, especialmente no modelo de tarifa zero. Dada a crise estrutural enfrentada pelo setor de transporte urbano de passageiros, está na ordem do dia não só a discussão sobre financiamento, como modelos de operação e concessão e formas de prover ao setor a sustentabilidade ambiental necessária e a capacidade de atração de novos passageiros.
Farão parte dos debates movimentos sociais, organizações da sociedade civil, gestores e pesquisadores nacionais e internacionais que atuam em prol da democratização do direito ao transporte e pela política de tarifa zero. A intenção é fortalecer o diálogo sobre diferentes perspectivas para a adoção da tarifa zero, que vem surgindo como forma de financiamento do sistema de transporte público em realidades tão distintas como cidades de pequeno e médio porte no Brasil, quanto municipalidades na Alemanha, por exemplo.
Com isso, o evento busca viabilizar um estreitamento de trocas de atores locais, nacionais e internacionais, que deverão continuar após o encerramento do encontro, bem como estabelecer propostas para o avanço da política de gratuidade no transporte público em seus âmbitos de atuação.
LOCAL DO EVENTO
Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais
R. Paraíba, 697 - Savassi, Belo Horizonte - MG