Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Programação

Programação

16/09
SEGUNDA-FEIRA

Abertura do evento

Local:
Auditório da Faculdade de Economia

19h30

Boas vindas e abertura

Teresa Liporace, coordenadora executiva do IDEC.
Torge Löding, diretor do escritório da Fundação Rosa Luxemburgo no Brasil.

19h45

Mesa de abertura: tarifa zero e valorização do transporte público

Allan Alaküla, representante de Talim, capital da Estônia, principal cidade a adotar tarifa zero no mundo.
Judith Dellheim, pesquisadora do Instituto de Análise Social da Fundação Rosa Luxemburgo na Alemanha.
Taliria Petrone, ex-vereadora de Niterói e hoje deputada federal (PSOL), tem atuado em defesa do transporte coletivo e no combate ao assédio e discriminação na mobilidade.
Moderação: Sabrina Fernandes, socióloga e apresentadora do canal Tese Onze.

 
 

17/09
TERÇA-FEIRA
Primeiro bloco | Manhã

Passe livre e movimentos sociais

Local:
Auditório da Faculdade de Economia

9h00

Abertura do auditório e recepção

Yala Araujo, integrante do coletivo Rizoma, distribuidora independente que trabalha com um ônibus-livraria nômade.

9h15

A experiência do planka.nu: estratégias criativas de mobilização e ativismo

Christian Tengblad, ativista do movimento social sueco planka.nu, referência mundial em mobilizações em defesa da tarifa zero.
Moderação: Vitor Dias Mihessen, economista e coordenador da Casa Fluminense, organização que trabalha na construção coletiva de políticas e ações públicas no Rio de Janeiro.

10h15

Intervalo com café

10h45

Novas formas de repressão e controle em São Paulo

Movimento Passe Livre - São Paulo (MPL-SP), principal movimento social de defesa de transporte coletivo da cidade que atua em prol da adoção da tarifa zero universal.
Camila Marques, coordenadora do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da Artigo 19.
Moderação: Leonardo Marques, professor do Instituto de História e integrante do Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG) da UFF.

11h45

Participação social e auditorias cidadãs

André Veloso e Annie Oviedo, ativistas do Tarifa Zero BH, movimento que realiza auditorias próprias e estudos sobre as planilhas de custos do transporte coletivo Belo Horizonte, apontando a possibilidade de revisão de valores e reorganização do sistema.
Emerson da Cunha, da Rede de Articulação pela Mobilidade - Ramo, espaço de articulação pela defesa do transporte público no Recife que ajudou a realizar campanhas contra o aumento da tarifa na cidade.
Moderação: Rogerio Dultra dos Santos, professor de Direito Público e integrante do Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG) da UFF.

12h45

Intervalo para almoço

 
 

17/09
TERÇA-FEIRA
Segundo bloco | Tarde

História e contexto das mobilizações por transporte coletivo no Brasil

Local:
Auditório do Caminho Niemeyer

14h00

Abertura do auditório e recepção

Tâmis Peixoto Parron, professor do Instituto de História e integrante do Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG) da UFF.

14h15

Juventude e resistência no Brasil

• Exibição do filme Espero tua (re)volta, documentário de Eliza Capai.
• Roda de conversa com Lucas Koka Penteado, protagonista do filme, ator, cantor e poeta, conversa com a plateia após a exibição.
Moderação: Tâmis Peixoto Parron, professor do Instituto de História e integrante do Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG) da UFF.

16h15

Intervalo com café

16h45

Transporte em Niterói, o contexto local

Manu Amaral, integrante do movimento RUA - Juventude Anticapitalista e ex-coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFF.
Movimento Passe Livre - Niterói (MPL-Niterói), movimento considerado pioneiro na defesa da Tarifa Zero no Brasil.
Paulo Eduardo Gomes, vereador de Niterói (PSOL) que acionou a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público para questionar o aumento de tarifas local e há anos atua na defesa do transporte na cidade.
Moderação: Aline Lima, coordenadora do eixo Mulheres, Economia Feminista e Luta pelo Comum do Instituto PACS.

17h30

A tentativa de implementação da tarifa zero em São Paulo

• Entrevista com Lucio Gregori, ex-secretário de Serviços e Obras e ex-secretário de Transportes da Prefeitura Municipal de São Paulo durante o governo de Luiza Erundina (1988-1992). À frente da pasta, propôs a adoção da tarifa zero na cidade em 1990.
Entrevistador: Carlos Aranha, coordenador do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana da Rede Nossa SP.

19h30

Encerramento

 
 

18/09
QUARTA-FEIRA
Primeiro bloco | Manhã

Economia do transporte

Local:
Auditório da Faculdade de Economia

9h00

Boas vindas e abertura

Rafael Calabria, geógrafo especializado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da USP e pesquisador especialista em mobilidade urbana pelo Idec

9h15

Transformações socioambientais, economia solidária e passe livre

Judith Dellheim, pesquisadora da Fundação Rosa Luxemburgo, tem acompanhado as propostas de políticas de passe livre na Alemanha e estudado a dependência de seu país em relação à indústria automotiva.
Rafaela Albergaria, assistente social no Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência (CRMVV), pesquisadora da Casa Fluminense, perdeu uma prima em um trem de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, milita denunciando descaso e condições precárias no transporte.
Moderação: Leonardo Giordano, vereador de Niterói (PCdoB), tem atuado em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras no transporte coletivo.

10h15

Intervalo com café

10h45

Como reduzir ou zerar o preço da tarifa

Apresentação do estudo do IDEC e debate com:
Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública que fornece suporte técnico e institucional para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas.
Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana pelo Idec, organização que atua na defesa dos usuários de transportes e está lançando um Guia de boas práticas de gestão dos ônibus.
Moderação: João Pedro Martins, assessor de informação da Casa Fluminense, organização que trabalha na construção coletiva de políticas e ações públicas no Rio de Janeiro.

11h45

Para além da sociedade do automóvel

Clarisse Cunha Linke, diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, organização que atua pela promoção do transporte sustentável e equitativo.
Janna Aljets, cientista política, trabalha desde 2014 com justiça climática e decrescimento. Coordenadora da Fundação Rosa Luxemburgo em Bruxelas, na Bélgica, atua com uma perspectiva crítica sobre a indústria automóvel e procura reunir exemplos de alternativas para mobilidade urbana.
Moderação: Renata Falzoni, arquiteta e urbanista, fotógrafa, videorrepórter, bikerrepórter e uma das principais cicloativistas do país.

12h45

Intervalo para almoço

 
 

18/09
QUARTA-FEIRA
Segundo bloco | Tarde

Trabalho e justiça social

Local:
Auditório da Faculdade de Economia

13h45

Abertura do auditório e apresentação

Tatiana Gomes, diretora de planejamento da Empresa Pública de Transportes de Maricá

14h00

Democratização dos transportes e justiça social

Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá (PT), foi o responsável por implementar a tarifa zero na cidade, enfrentando ações judiciais e oposição de empresas privadas.
Wojciech Kębłowski, pesquisador da Vrije Universiteit e da Université Libre de Bruxelas, estuda políticas públicas de tarifa zero em todo o planeta.
Moderação: Luisa Santiago, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), grupo de comunicadores, jornalistas, professores universitários, artistas gráficos, ilustradores e fotógrafos que trabalham com o objetivo de melhorar a comunicação, tanto de movimentos comunitários ou populares, quanto de sindicatos e outros coletivos.

15h

Passe livre contra a uberização da mobilidade

Lançamento do livro Passe Livre - As Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização e debate com:
Daniel Santini, autor da publicação, jornalista e coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo
Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e autora do texto de apresentação do livro. Foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, por dois mandatos 2008-2011, 2011-2014).
Moderação: Cauê Ameni, coordenador da editora Autonomia Literária

16h00

Participação social contra políticas que perpetuam desigualdades raciais, de gênero e classe

Cleomar Manhas, doutora em educação pela PUC (SP) e assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), é crítica ao machismo no planejamento da mobilidade e relaciona assédio a falta de diversidade entre quem formula políticas públicas.
Rede de Mães e Familiares da Baixada Fluminense, organização que atua denunciando como a violência restringe o exercício de direitos na região.
Moderação: Kelly Fernandes, arquiteta e urbanista pela FAU-Mackenzie, é analista em mobilidade urbana no IDEC.

17h00

Encerramento