O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e a Fundação Rosa Luxemburgo realizam nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2019 uma série de debates sobre políticas públicas de valorização e financiamento de transporte coletivo.
Direito do cidadão, o transporte público é essencial para a garantia do acesso à cidade e para a sustentabilidade ambiental. No entanto, o subfinanciamento, o custo elevado das tarifas e a falta de infraestrutura são barreiras para sua efetivação.
A modicidade das tarifas é um dos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Mas, historicamente, a política tarifária recebe pouca atenção e é tratada com baixa prioridade pelos órgãos públicos. Como resultado, os preços das passagens só sobem, desestimulando e expulsando pessoas do sistema.
Neste cenário, é essencial promover debates sobre políticas públicas que possam assegurar esse direito e promover ações concretas que mudem essa realidade.
LOCAL DO EVENTO
Auditório da Faculdade de Economia
Universidade Federal Fluminense | Campus do Gragoatá
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n - Bloco F, Térreo
São Domingos, Niterói - RJ
Auditório do Caminho Niemeyer
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n
Centro, Niterói - RJ
ORGANIZAÇÃO
O evento foi realizado em parceria e recebeu apoio das organizações Casa Fluminense, Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG) da Universidade Federal Fluminense, Editora Autonomia Literária, do Instituto Clima e Sociedade, Prefeitura de Maricá (RJ) e Rizoma Livros.


