separador
Atualizado:
O Idec promoveu no recém-realizado 25º Conbran (Congresso Brasileiro de Nutrição), o curso sobre a Informas (Rede internacional para monitoramento de ambientes alimentares). O objetivo foi promover entre os pesquisadores brasileiros e outros públicos de interesse uma metodologia global de pesquisa e avaliação.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto, em parceria com o WFP (Centro de Excelência Contra Fome do Programa Mundial de Alimentos/Brasil), e contou com o apoio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e do IDRC (International Development Research Centre, ou Centro Internacional de Investigação sobre o Desenvolvimento).
No Conbran 2018, a rede global do Informas foi apresentada pelo pesquisador e coordenador da rede, Boyd Swinburn, professor de nutrição em saúde pública e saúde global na Universidade de Auckland, Nova Zelândia.
Dentre os palestrantes que falaram sobre composição, rotulagem, preços e promoção de alimentos, além de políticas e ações do setor privado, estavam Laís Amaral, nutricionista do Idec, Rafael Claro, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Aline Mariath, doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).
“A divulgação e a discussão dos trabalhos desenvolvidos com base na metodologia do Informas no Brasil são de grande importância para o avanço dos estudos sobre ambientes alimentares no país e no mundo”, diz Laís Amaral, do Idec. “Especialmente como forma de coletar e organizar informações para a aplicação de medidas regulatórias e implementação de políticas públicas que favoreçam escolhas alimentares mais saudáveis”, completa a nutricionista.
O Conbran 2018 aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, em Brasília, e contou com a participação de mais de 4 mil nutricionistas, estudantes, pesquisadores e outros profissionais da Saúde.
Informas
O Informas é uma rede global de pesquisadores e organizações criada para monitorar e subsidiar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em vários países.
A rede já está presente em 35 países, que utilizam metodologia padronizada para coleta de dados sobre rotulagem, publicidade, política de preços de alimentos, entre outras elementos que compõem o ambiente alimentar.
LEIA TAMBÉM
Idec participa do Conbran, o Congresso Brasileiro de Nutrição