Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec discute diversidade e inclusão digital no III Fórum da Internet

Com transmissão ao vivo, a partir das 10h do dia 3/9, evento reúne participantes da sociedade civil, empresas, academia e governo para o debate e articulação entre diversos setores

separador

Atualizado: 

02/09/2013
De 3 a 5/9 ocorrerá em Belém do Pará (PA) o III Fórum da Internet no Brasil, que reúne cerca de mil participantes de todo o País para discutir os rumos e desafios da internet e é organizado pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). O Fórum da Internet reúne anualmente participantes ligados à sociedade civil, empresas, academia e governo para debater os principais temas, buscando a identificação de consensos e dissensos, além de permitir a articulação entre os diversos setores. 
 
Neste ano, as trilhas de discussão serão divididas pelos temas: Universalidade, Acessibilidade e Diversidade; Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet; Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; Privacidade, Inimputabilidade da Rede e Liberdade de Expressão; e Neutralidade de Rede. A advogada do Idec Veridiana Alimonti, é representante do terceiro setor no CGI.br e coodenará a primeira trilha, relacionada à diversidade e inclusão digital.
 
Além das trilhas já tradicionais, este ano haverá um Seminário sobre os dez anos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que foi realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em duas etapas. A primeira ocorreu em 2003 em Genebra e a segunda em 2005 em Túnis. Seus documentos e discussões refletiram, entre outros, a preocupação com a desigualdade no desenvolvimento e no acesso à rede entre os países e sua importância para a diversidade e o acesso ao conhecimento. Agora, está em andamento um processo de avaliação em âmbito internacional que seguirá até 2015, sendo este Seminário um momento para se conhecer mais essa trajetória e pensar estratégias.
 
A programação conta também com atividades organizadas pelos próprios participantes – as desconferências. Com elas, os participantes podem propor suas discussões e fazer ainda mais do Fórum um espaço de intercâmbio, articulação e compartilhamento. Haverá transmissão online das trilhas, do seminário e da plenária final.
 
Para mais informações, acesse o site oficial do III Fórum da Internet no Brasil. http://forumdainternet.cgi.br/