Idec destaca importância da iniciativa que visa a oferecer acesso wi-fi gratuito em 120 praças da cidade
separador
08/05/2013
Atualizado:
11/06/2013
A Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo vai realizar uma audiência pública, na próxima sexta-feira (10/5), sobre o projeto Praças Digitais, que visa a oferecer conexão de internet wi-fi (sem fio), gratuita e aberta, em 120 praças de todos os 96 distritos da cidade. O edital da licitação para contratar o serviço foi publicado na última terça-feira pelo Diário Oficial e pode ser baixado aqui.
Nas Praças Digitais, os paulistanos poderão acessar a internet a partir de diversos dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks etc. Um dos pressupostos do projeto é a qualidade da conexão: nas praças, os paulistanos poderão fazer downloads e uploads com a velocidade mínima efetiva de 512 kbps.
O edital estabelecerá parâmetros de qualidade, estabilidade e garantia de banda para contemplar diversos usos, até mesmo a transmissão de vídeos ao vivo pela internet. A lista preliminar das praças que serão contempladas pode ser consultada a partir da página 75 do edital.
As especificações técnicas serão apresentadas em audiência pública, para a qual estão convidados provedores, operadoras, integradores, fornecedores de equipamentos, entidades da sociedade civil e cidadãos interessados no tema. O edital das Praças Digitais está em consulta pública e as contribuições podem ser enviadas até o dia 17/5 por este link.
“É uma iniciativa extremamente importante da prefeitura oferecer acesso wi-fi gratuito em locais públicos da cidade de São Paulo. É válido destacar que os provedores que serão contratados para prestar esse serviço serão escolhidos por meio de licitação e com base no edital que está sendo debatido agora. A posição e participação dos usuários é fundamental nesse momento”, opina a advogada do Idec Veridiana Alimonti.
Serviço
Quando: dia 10/5
Horário: 10h
Onde: Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15, 7º andar
As notícias sobre o andamento da consulta pública podem ser acompanhadas pelo Twitter @wifi_livre e pela comunidade Wi-Fi_livre do Facebook.