Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec vai representar consumidores na implementação dos ODS no Brasil

Instituto foi escolhido um dos membros da sociedade civil na Comissão Nacional criada sobre o tema

Compartilhar

separador

Atualizado: 

07/11/2023

O Idec vai ser o representante dos consumidores na CNODS (Comissão Nacional para a Implementação dos ODS). A decisão foi confirmada na última terça-feira (07).

O Instituto vai participar das discussões para implementar, promover e fiscalizar a atuação do Governo Federal no desenvolvimento dos ODS. Na página oficial da CNODS, a Comissão é descrita como “um colegiado consultivo que vai funcionar no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República. O objetivo é contribuir para a internalização da Agenda 2030 no país, estimulando a sua implementação em todas as esferas de governo e junto à sociedade civil. Além de acompanhar, difundir e dar transparência às ações realizadas para o alcance das metas e ao progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Os ODS fazem parte da Agenda 2030, uma iniciativa da Assembleia Geral da ONU criada em 2015 que visa trazer transformações em toda a sociedade a partir das três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica. 

Atualmente, a implementação dos Objetivos está aquém do esperado em praticamente todos os países. No Brasil não é diferente. “São 17 objetivos e 169 metas. Além deles, o Brasil acaba de adotar voluntariamente um 18º objetivo, que é o da igualdade racial, absolutamente fundamental no contexto brasileiro. O que a gente observa é que a implementação das metas para o alcance dos ODS está bem comprometida no país. Como é possível conferir no último Relatório Luz produzido pela sociedade civil, a maior parte delas está estagnada ou em retrocesso. Assim, esperamos que o trabalho da Comissão contribua para o estímulo e a pressão ao Poder Público para que a Agenda seja de fato implementada”, explica a analista do Programa de Consumo Sustentável do Idec, Julia Catão Dias.

O Idec junto com outras organizações analisou alguns dos ODS no Relatório Luz 2023. Para acessar o documento e entender mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é só clicar neste link.

Talvez também te interesse: