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Nesta quinta-feira, envie uma mensagem para a Anatel reivindicando melhorias na velocidade de internet

Reivindicando melhorias na qualidade da velocidade de internet oferecida ao consumidor, a campanha organizada pelo Idec,&nbsp;<a href="http://www.idec.org.br/campanhas/facadiferenca.aspx?idc=29" style="text-decoration: none; " target="_blank"><b>Anatel: garanta a qualidade da internet</b></a>, instituiu toda quinta-feira como um dia de concentra&ccedil;&atilde;o do envio de mensagens ao Conselho Diretor da Ag&ecirc;ncia Nacional de Telecomunica&ccedil;&otilde;es.&nbsp;<br /> <br /> Os padr&otilde;es de qualidade para o fornecimento da banda larga no Pa&iacute;s ser&atilde;o discutidos pela Anatel nas pr&oacute;ximas reuni&otilde;es de seu Conselho e uma regulamenta&ccedil;&atilde;o deve ser definida at&eacute; o dia 31 de outubro. No documento devem ser estipuladas puni&ccedil;&otilde;es &agrave;s empresas que fornecerem baixa velocidade, problemas de instabilidade e pouca transpar&ecirc;ncia na presta&ccedil;&atilde;o do servi&ccedil;o.&nbsp;<br /> <br /> O consumidor pode contribuir enviando mensagens toda semana por meio da p&aacute;gina da campanha. Vale lembrar que raramente o Conselho Diretor da ag&ecirc;ncia &eacute; alvo de uma campanha p&uacute;blica. Outro fato que deve ser corrigido &eacute; que a maioria das operadoras de telecom s&oacute; garantem 10% da velocidade estipulada em contrato. &quot;Para que o direito do consumidor prevale&ccedil;a sobre os abusos das empresas prestadoras do servi&ccedil;o de banda larga, s&atilde;o necess&aacute;rios padr&otilde;es firmes de qualidade da conex&atilde;o,&quot; destaca a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.<br /> <br /> <b>Reivindica&ccedil;&otilde;es</b><br /> S&atilde;o frequentes as varia&ccedil;&otilde;es entre as velocidades reais de conex&atilde;o &agrave; internet e a velocidade estipulada em contrato, no momento da aquisi&ccedil;&atilde;o do servi&ccedil;o com o provedor. No entanto, essa informa&ccedil;&atilde;o nem sempre fica clara. &quot;A m&aacute; qualidade da banda larga &eacute; um sofrimento para o consumidor brasileiro. Apesar das in&uacute;meras reclama&ccedil;&otilde;es, n&atilde;o h&aacute; uma norma que regule a qualidade do acesso &agrave; internet no Brasil&quot;, explica Veridiana.&nbsp;<br /> <br /> O Instituto tamb&eacute;m reivindica a defini&ccedil;&atilde;o da varia&ccedil;&atilde;o m&aacute;xima permitida na velocidade, de modo a garantir qualidade do servi&ccedil;o ao consumidor, al&eacute;m de metas de rede ligadas &agrave; disponibilidade e resposta do servidor e de capacidade m&aacute;xima de ocupa&ccedil;&atilde;o da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga. As regras de qualidade de atendimento nos SACs (Servi&ccedil;os de Atendimento ao Consumidor) tamb&eacute;m devem ser levadas em conta na nova regulamenta&ccedil;&atilde;o, com prazos m&aacute;ximos para reparo e instala&ccedil;&atilde;o do servi&ccedil;o.

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Atualizado: 

21/10/2011