Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba o que é internet 4G

Principais diferenças entre 3G e 4G estão na velocidade de conexão e no carregamento de dados

separador

Atualizado: 

29/06/2012
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) leiloou lotes para oferta de telefonia móvel 4G (quarta geração). Dos lotes com área de prestação nacional, as empresas vencedoras foram Claro, Vivo, Tim e Oi. Porém, das quatro faixas nacionais, aquelas com maior capacidade foram conquistadas pela Claro e pela Vivo.
 
Mas, afinal o que é internet 4G?
 
Chamada de quarta geração da internet móvel, a 4G é sucessora da 3G e as principais diferenças entre elas estão na velocidade de conexão e no carregamento de dados que poderá ser cerca de 10 vezes maior se comparado à terceira geração. Contudo, as operadoras brasileiras que comercializarão o serviço no País ainda não divulgaram qual a velocidade real da internet 4G que será oferecida aos consumidores.
 
Uso de novas aplicações
Com o aumento da velocidade, o internauta poderá utilizar novas aplicações de conteúdo multimídia (integração de diferentes modalidades de mídia como gráficos, imagens, textos, audio e animação). 
 
Dependendo da velocidade oferecida, o usuário poderá ouvir músicas diretamente pela internet, sem interrupções, e baixar vídeos em alta definição em poucos minutos. Além disso, ele também poderá fazer videoconferências diretamente do celular e armazenar vídeos no computador, ao mesmo tempo que as imagens estão sendo captadas pela câmera. 
 
De acordo com a Anatel, as empresas selecionadas para prestar o serviço 4G deverão ofertá-lo no ano que vem em todas as cidades sede da Copa das Confederações. Para 2014, o serviço deverá ser disponibilizado para todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo e todas as capitais de Estados e municípios com mais de 500 mil habitantes. Até o fim de 2017, municípios com mais de 30 mil habitantes deverão ser atendidos.

Talvez também te interesse: