Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Entenda as principais mudanças no padrão de plugues e tomadas

Nova regulamentação do Inmetro elimina as diferenças de formatos nas tomadas. A partir de agora as lojas só poderão vender produtos com plugues redondos. Saiba como se adaptar

separador

Atualizado: 

30/01/2018

A partir desta sexta-feira (1º/7), os plugues de aparelhos eletrônicos e tomadas elétricas só poderão ser comercializados segundo as novas normas nacionais formuladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O padrão obrigatório estabelece o modelo de três pinos redondos, de acordo com a portaria 185 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) publicada em julho de 2000, e que conclui em 2011 todos as etapas de implementação. A partir de agora, o comércio só poderá vender aparelhos eletroeletrônicos dentro do novo padrão.

Os plugues e tomadas serão padronizados, eliminando a diversidade existente antes (dois pinos redondos, chatos e tomadas de dois ou três orifícios). Antes da padronização, o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, tanto de produtos fabricados no País como importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores de tomadas, colocando em risco a segurança dos aparelhos e dos próprios consumidores.

Com a norma se espera que os consumidores tenham mais segurança em relação às suas instalações elétricas.

A padronização dos plugues e tomadas começou a ser discutida em meados da década de 1980, quando o Inmetro aprovou o Regulamento Específico para Plugues e Tomadas de uso doméstico e tornou obrigatória a certificação desses produtos de acordo com as normas técnicas de segurança da ABNT.

Plugue incompatível com a tomada: o que fazer?
Vale lembrar que, segundo o Inmetro, os novos plugues e tomadas serão compatíveis com mais de 80% dos aparelhos atualmente usados.

Para os outros 20%, uma alternativa temporária ao consumidor que não deseja arcar com os custos de adaptar todas as tomadas da casa é a utilização de "benjamins", que podem ser encontrados por preços que variam entre R$ 5 e R$15, em média. Vale lembrar que esse adaptadores também devem ser certificados pelo Inmetro.

O consumidor deve estar atento ainda no momento da compra de novos produtos. É necessário observar se o produto possui a entrada de três pinos. A nova padronização não deve ser usada pela indústria como justificativa para um reajuste de preço de eletroeletrônicos, pois os novos produtos já são fabricados seguindo os padrões de qualidade para a certificação compulsória dos plugues e tomadas.

É necessário que o consumidor também atente para as instalações elétricas de imóveis novos, que já devem estar sendo entregues pelas construtoras com as instalações elétricas dentro da nova normatização.