separador
Atualizado:
Pretende comprar um carro? Então, preste atenção nas dicas para não comprar por impulso e acabar caindo na inadimplência.
A primeira dica é planejar, coloque todos os gastos com o carro novo no papel, desde o custo na compra até combustível, estacionamento e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotivos). Feito isso, veja se o seu orçamento cobre o custo. Lembre-se também que o custo com o automóvel não deve ultrapassar o seu orçamento nem cobri-lo totalmente, pois você deve estar preparado imprevistos.
Uma das opções mais aconselháveis é economizar para adquirir o automóvel, no futuro, à vista. Esse tipo de compra evita futuros endividamentos e dá ao consumidor mais poder de negociação na hora da compra.
Mas, se você não pode e nem quer esperar mais para adquirir seu carro novo, precisará parcelar. Nesse caso, é importante pesquisar qual a opção mais adequada ao seu orçamento. As mais populares são o Crédito Direto ao Consumidor, o leasing e o consórcio.
Em todas as alternativas é necessário pesquisar em vários bancos e financeiras antes de fechar o negócio, pois as taxas podem variar bastante.
Se você já comprou o automóvel e não está conseguindo mais pagar as parcelas, a melhor coisa a fazer é renegociar a dívida com a financeira. Mas atenção: reduzir o valor das parcelas e aumentar o prazo do pagamento normalmente implica em encarecer a dívida.
Outra possibilidade de se livrar da dívida é vender o carro para alguém que assuma a dívida ou, em último caso, também é possível devolver o veículo ao banco. Ainda assim, não há garantia de quitação da dívida, uma vez que o carro é leiloado e é o valor obtido na venda que será usado para pagar as parcelas restantes.