Telefonia celular, telefonia fixa e cartão de crédito foram os assuntos que mais levaram consumidores a reclamar no ano passado, mostra Boletim Sindec 2015. Balanço também indica aumento de 50% nas queixas sobre energia elétrica
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10/02/2016
Atualizado:
15/02/2016
Os serviços de telecomuicações e financeiros foram os que mais levaram consumidores aos Procons de todo o país no ano passado. É o que mostra o Boletim do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) 2015, que reúne dados de 683 Procons espalhados por 531 cidades brasileiras.
O Boletim Sindec 2015 foi divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.
No “pódio” dos atendimentos registrados pelos Procons estão os serviços de telefonia celular (13,9% das demandas), telefonia fixa (9,5%) e cartão de crédito (7,3%). Em seguida, aparecem no ranking as demandas sobre TV por assinatura (6,9%) e bancos (5,7%).
Considerando apenas os serviços de telecomunicações, o setor foi responsável por cerca de um terço das demandas aos Procons, com quase 1 milhão de atendimentos. Para Rafael Zanatta, advogado do Idec, os dados mostram um cenário “caótico” para o setor no país. “A inexistência de uma regulação mais forte por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) faz com que essa imensidão de consumidores recorra aos Procons”, afirma. Confira a análise completa do Idec sobre os resultados de telecomunicações.
A economista do Idec Ione Amorim também critica a permanência do setor financeiro entre os mais reclamados nos Procons. “Com a proliferação de cartões de crédito e intensa oferta de crédito consignado, uma parcela significativa das reclamações decorre da utilização desses serviços”, comenta. Leia a análise completa do Idec sobre o setor financeiro.
Assunto | 2014 | 2015 | Variação |
Telefonia Celular | 226.353 | 338.247 | 49,4% |
Telefonia Fixa | 231.575 | 241.311 | 4,2% |
Cartão de Crédito | 153.286 | 183.846 | 19,9% |
TV por Assinatura | 136.622 | 174.676 | 27,9% |
Banco comercial | 165.778 | 144.138 | -13,1% |
Aparelho Celular | 105.281 | 117.237 | 11,4% |
Energia Elétrica | 62.746 | 94.183 | 50,1% |
Financeira | 83.462 | 76.551 | -8,3% |
Móveis | 68.436 | 62.311 | -8,9% |
Internet (Serviços) | 53.946 | 57.622 | 6,8% |
Eletrodomésticos Linha Branca | 65.844 | 55.329 | -16,0% |
Microcomputador / Produtos de Informática | 75.087 | 49.495 | -34,1% |
Água / Esgoto | 41.854 | 45.069 | 7,7% |
Televisão / Aparelho DVD / Filmadora | 40.230 | 36.285 | -9,8% |
Cartão de Loja | 31.498 | 33.193 | 5,4% |
Seguros | 29.892 | 33.185 | 11,0% |
Escola ( Pré, 1º, 2º Graus e Superior ) | 27.295 | 30.706 | 12,5% |
Plano de Saúde | 25.255 | 27.055 | 7,1% |
Carros | 26.181 | 24.987 | -4,6% |
Cursos Livres Outros | 20.721 | 21.742 | 4,9% |
Demais Assuntos | 715.604 | 685.484 | -4,2% |
Total | 2.371.901 | 2.532.652 | 6,8% |
Atendimentos registrados pelos Procons.
Demandas de energia elétrica disparam
Em sexto lugar no ranking estão as demandas sobre energia elétrica, com 94,2 mil atendimentos, ou 3,7% do total. Mas o que mais chama a atenção é a disparada do número de reclamações contra o setor: houve um aumento de mais de 50% em comparação com 2014. .
Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec, acredita que a alta das tarifas de luz no ano anterior seja um dos fatores responsáveis por esse resultado. “Em alguns casos, os preços chegaram a subir mais de 60% com a incidência da bandeira tarifária vermelha”, afirma. Leia a análise completa do Idec sobre os resultados de energia elétrica.
Variação de quantidade de demandas por setor registradas pelos Procons entre 2014 e 2015
Planos de saúde
Embora em apenas 18º lugar no ranking de atendimentos dos Procons, o setor de planos de saúde é historicamente um dos líderes das consultas feitas ao Idec e por isso também foi analisado.
Chama a atenção o aumento vertiginoso dos atendimentos da Unimed Paulistana: foram 2.164 atendimentos em 2015, ante a 426 em 2014. O salto se explica pelo processo de venda compulsória da carteira da operadora, que tem causado muitos transtornos aos consumidores.
A Unimed Paulistana, no entanto, é a segunda empresa mais reclamada do setor de planos de saúde. A primeira é a Qualicorp, uma administradora de benefícios que comercializa apenas planos coletivos. “Esse dado reforça que a fragilidade da regulação desse tipo de plano de saúde causa inúmeros problemas aos consumidores”, aponta Joana Cruz, advogada do Idec. Veja a análise completa sobre planos de saúde.
Empresas e assuntos mais reclamados
No ranking geral, as empresas que receberam a maior parte das demandas foram: Claro-Embratel-NET (204.145 atendimentos), Oi (200.659), Vivo-Telefônica-GVT (165.048), Itaú (92.934) e SKY (89.273).
Os motivos das reclamações seguem um padrão: a maior parte dos consumidores atendidos relatou problemas com cobranças (39,2%) e contratos (17, 3%). Má qualidade dos produtos ou dos serviços (15,9%) também foram apontadas com frequência.
O Boletim Sindec 2015 mostra que os Procons realizaram 2,6 milhões de atendimentos - um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. A procura dos consumidores é predominantemente para realizar queixas (65%), além de consultas e pedidos de orientação.
Variação de quantidade de atendimentos resgistrados em Procons