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O jornal The Washington Post noticia a crise hídrica em São Paulo. A presença do Idec no caso é destaque na matéria. ONG também foi ouvida em diversas coberturas da imprensa nacional sobre o assunto, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e revista Veja </div>
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19/11/2014
Atualizado:
21/11/2014
Reconhecendo o protagonismo do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) na busca pela transparência, o jornal norte-americano The Washington Post ouviu a ONG no caso da crise hídrica de São Paulo. Carlos Thadeu de Oliveira, gerente-técnico do Idec, relatou nossa atuação neste caso. Fazer valer o acesso à informação é a principal defesa do Instituto na crise hídrica de São Paulo. Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), o Idec solicitou à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) o mapa de redução de pressão noturna.
A redução intensificada da pressão é realizada pela concessionária no contexto da crise de abastecimento, para diminuir perdas de água por vazamento. Como não obteve o acesso aos mapas no período de resposta indicado pela própria Sabesp, o Idec acionou o Ministério Público e o Procon de São Paulo contra a concessionária. Só então, recebeu os mapas, cujos dados ainda são considerados inconclusivos.
“O Idec reafirma seu posicionamento no caso em favor dos consumidores. Nossa atuação mostra-se cada vez mais abrangente. Ultrapassamos fronteiras, sempre em busca de fazer valer os direitos do consumidor”, afirma Elici Bueno, coordenadora-executiva da ONG.