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Idec apoia a plataforma virtual de reclamações da Secretaria Nacional do Consumidor

<div> <em>Novo instrumento pretende ser um forte aliado para a solu&ccedil;&atilde;o alternativa de conflitos nas rela&ccedil;&otilde;es de consumo.</em></div>

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Atualizado: 

11/07/2014
A nova plataforma virtual consumidor.gov.br lançada na última sexta-feira, 27/06/2014, em Brasília, foi concebida e desenvolvida pela parceria entre o Ministério da Justiça, por meio da Senacon e os Procons do Estado do Acre, Distrito Federal, Maranhão, Paraná e São Paulo.
 
O site é um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet. O consumidor reclama, a empresa responde e a Senacon e Procons supervisionam. O serviço já pode ser usado pelos consumidores dos seguintes estados:  Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.  Até 1º de setembro de 2014 já estará disponível em todo o país.
 
Segundo a coordenadora executiva do Idec, Elici Bueno, a nova plataforma virtual representa “uma iniciativa democrática na sua essência e forma, pois vincula os fornecedores, empresas públicas e privadas, ao princípio da transparência e potencializa a capacidade de reivindicação dos consumidores brasileiros”.
 
A nova plataforma, além de ser imparcial, permite uma comunicação direta e eficaz entre consumidores e fornecedores. O Idec apoia essa via alternativa de solução de conflito consumerista que está em total sintonia com o que é defendido pelo Instituto. A ampla participação dos consumidores contribuirá para que essa plataforma virtual seja uma forma rápida e eficaz de solução de conflitos.
 
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