Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec volta a conferir rotulagem de queijos minas e constata as mesmas irregularidades de informação

Quase um ano após a pesquisa inicial de rotulagem, empresas não alteraram ou alteraram erroneamente a tabela nutricional dos produtos

separador

Atualizado: 

28/11/2013
(Atualização em 27/11/2013)
 
Entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, o Idec analisou em laboratório 15 marcas de queijo minas frescal tradicional, sendo que de nove destas marcas, foram avaliadas as versões integral e light, e das demais apenas a versão integral, totalizando 25 amostras. O teste verificou a quantidade dos principais nutrientes presentes nesse tipo de queijo: proteínas, gorduras (totais, saturadas e insaturadas) e sódio. Os valores detectados foram comparados com os declarados na tabela nutricional presente na embalagem dos produtos. Na análise, foi verificado que os teores de gorduras, proteínas e sódio presentes nos produtos eram diferentes daqueles declarados no rótulo. Todas as amostras informavam errado a quantidade de, pelo menos, um nutriente. As maiores variações entre o valor do rótulo e o real foram identificadas nos queijos light. 
 
Em outubro de 2013, voltamos aos supermercados e encontramos 18 das 25 amostras estudadas anteriormente. Avaliamos se as empresas modificaram a informação da tabela nutricional, para corrigir os erros detectados pelo Idec no começo do ano. Confira o resultado:
 
- Das 18 amostras, apenas uma alterou corretamente as informações, a Vernizzi.
 
- As marcas Almeida, Almeida Light, Puríssimo, Puríssimo Light, Quatá, Quatá Light, Santa Clara SanBios, Santa Clara 85%, Tirolez, Tirolez Light, Fazenda Bela Vista, Ipanema e Dia% não fizeram nenhuma modificação na tabela nutricional.
 
- Já as marcas Cascata, Cascata Light, Dia% Light e Ipanema Light alteraram os valores da tabela, porém ao compará-los com os valores reais encontrados na análise de laboratório (feita na primeira fase da pesquisa), as amostras continuaram reprovadas. O Idec percebeu que as alterações realizadas tiveram o objetivo de aumentar as diferenças da quantidade de gordura total entre a versão tradicional e a light, para cumprir com a redução mínima necessária de 25%. Porém, as alterações realizadas, nesse caso, continuam informando o consumidor inadequadamente.
 
Cartas de notificação já foram novamente enviadas para os órgãos de defesa do consumidor e aos que regulamentam a rotulagem nutricional. As empresas também foram notificadas, apresentamos abaixo as respostas obtidas até o momento (27/11/2013).
 
“Para o Idec a não adequação da rotulagem nutricional por parte das empresas representa um descaso com relação à regulamentação e ao direito básico do consumidor de acesso à informação. Considerando que as informações apontadas induzem o consumidor ao erro e ainda podem prejudicar a saúde daqueles que optam por consumir o produto na versão light por, teoricamente, possuir menos calorias e gordura do que a versão tradicional”, explica a pesquisadora de alimentos do Idec Ana Paula Bortoletto. 
 
Ainda, não houve nenhum tipo de ação fiscalizatória tomada pelas autoridades competentes em relação à denúncia realizada pelo Instituto, deixando que a impunidade prevaleça sobre os direitos do consumidor.
 
Veja abaixo a avaliação de cada marca:
 
Produto Rotulagem nutricional
Almeida não mudou nada
Almeida Light não mudou nada
Cascata mudaram os valores,aumentando o teor de gordura total e proteínas que estavam corretos e agora estão acima de 20% valor real; o valor do sódio foi corrigido corretamente
Cascata Light mudaram os valores,diminuindo o teor de gordura total, saturada e proteínas porém continuam errados; teor de sódio aumentou e continua fora do intervalo
Dia % não mudou nada
Dia % Light mudaram os valores, aumentando o teor de proteínas e gordura saturada e diminuindo a gordura total e o sódio, porém os valores estão errados em relação ao valor real. Teor de proteína estava correto anteriormente e não está mais
Fazenda Bela Vista não mudou nada
Ipanema não mudou nada
Ipanema Light mudaram os valores,aumentaram valor de proteína e diminuiram de gordura total e saturada, porém valores continuam errados
Puríssimo não mudou nada
Puríssimo Light não mudou nada
Quatá não mudou nada
Quatá Light não mudou nada
Santa Clara 85% não mudou nada
Santa Clara SanBios não mudou nada
Tirolez não mudou nada
Tirolez Light não mudou nada
Vernizzi todos valores corrigidos
 
Respostas das notificações enviadas pelo Idec:
 
Resposta da Anvisa:
 
“Agradecemos a denúncia e através desta nova pesquisa realizada pelo Idec com os resultados da nova pesquisa envolvendo diversas marcas de queijos tipo Minas Frescal... Após avaliação completa do documento, a GGALI, será emitido Nota Técnica a respeito dos pontos elencados nesta nova pesquisa do Idec e que será enviada resposta diretamente ao remetente.”
 
Resposta Laticínios Santiago (Marca Cascata e Cascata Light):
 
A empresa informa que os valores obtidos nas análises em laboratório não correspondem ao apresentado na rotulagem nutricional porque “os (valores) declarados nos rótulos foram obtidos por pesquisas e citações de literatura nacionais;...na época que a empresa entrou no mercado de queijos... não tinha recursos financeiros para analisar os produtos; os laboratórios disponíveis na época eram poucos e os custos financeiros cobrados eram inviáveis” Ainda, a empresa reconhece que os valores informados não estão corretos, mas que o processo de revisão dos rótulos está em andamento.
 
Resposta Laticínios Tirolez:
 
“..a empresa declara que intesificou seus controles internos, reduzindo seus índices de variação sem alteração da formulação do produto. Além disso, a empresa mantém sua posição sobre os resultados apresentados no primeiro laudo, em março de 2013.” 
 
Resposta Cooperativa Santa Clara:
 
A empresa apresentou aprovação do MAPA de alteração do rótulo do dos produtos “Santa Clara redução de 85% no teor de sódio” e “Santa Clara Sanbios” e informa que em breve os novos rótulos estarão em comercialização. A empresa ainda declara que está ciente que os valores de sódio ficaram abaixo do permitido pela Anvisa, mas que nas propoções encontradas não causam prejuízo à saúde do consumidor.
 
Resposta Laticínios Montoya (marca Almeida e Almeida Light)
 
“Em resposta à notificação relacionada às diferenças encontradas entre o produto analisado e a tabela nutricional do rótulo, gostaríamos de informar que estamos trabalhando junto ao Laticínios Castelo e técnicos responsáveis para que sejam sanadas quaisquer divergências nos aspectos levantados e a necessária adequação do produto à Legislação atual. É nossa intenção trabalharmos dentro dos limites estabelecidos.”
 
Saiba Mais:
 
> Quem contaminou o meu queijo? - Teste com 25 amostras de queijo minas frescal identificou coliformes fecais acima do limite permitido em cinco delas. 
 
> O que os olhos não leem, o corpo não sente? - Teste revela que queijos minas frescal informam incorretamente a quantidade de nutrientes no rótulo. Alguns têm muito mais gorduras do que declaram, e das nove marcas que se dizem light, oito não são. 
 
 > Veja mais notícias aqui