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Pesquisa do Idec impulsiona campanha de preço por unidade

Objetivo da mobilização é ajudar o consumidor a economizar na hora de ir às compras

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Atualizado: 

11/06/2013
A partir de um acordo de intenções entre Procon e Apas (Associação Paulista de Supermercados), estabelecimentos do setor deverão informar o preço real dos produtos em suas unidades de medida, e não somente por embalagem. A medida ajudará o consumidor a economizar na hora de ir às compras. A data de início da campanha ainda não foi divulgada, e somente os estabelecimentos associados à Apas serão obrigados a aderir. 
 
A pesquisa do Idec, de março deste ano, que comparou o preço dos mesmos produtos em diferentes embalagens, contribuiu com o trabalho da Câmara Técnica Setor Supermercadista instalada na Fundação Procon-SP. “A informação de preço por unidade de medida contribui para que o consumidor possa fazer escolhas mais precisas”, aponta a economista do Idec responsável pelo levantamento, Ione Amorim.
 
Um estudo divulgado em 2011 pela Queensland University of Technology, da Austrália, aponta que os consumidores economizam, em média, 11% nas compras quando comparam o preço por unidade de medida. Além do custo menor, gasta-se menos tempo no supermercado, já que não é preciso ficar fazendo contas para saber o que está mais barato. 
 
Há um PL (Projeto de Lei nº 113), de 2011, que obriga os supermercados, hipermercados, mercearias e autosserviços a divulgarem os preços por unidade de medida dos produtos expostos à venda no Estado de São Paulo, que ainda não foi aprovado pelo Senado. Segundo informações da Apas, os membros da Câmara Técnica reunirão experiências de redes do Rio de Janeiro, que já se adaptaram à medida e onde vigora um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que regulariza a medida. 
 
> Confira a reportagem ‘Qual é mais barato?’ da Revista do Idec.