Resultados ficaram próximos de levantamento da parceria Idec/Instituto Market Analysis, divulgado em março
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13/05/2013
Atualizado:
11/06/2013
O Idec participou, no último dia 25 de março, do lançamento da ‘Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar’, que avaliou a percepção da população sobre o consumo sustentável e a responsabilidade social das empresas. A pesquisa, realizada pelo Instituto Akatu, mostrou dados interessantes sobre o tema e os resultados ficaram próximos da pesquisa de percepção do consumidor feita pelo Idec.
O levantamento retrata um consumidor que, mesmo em um clima econômico mais intenso, mantém inalterados seus comportamentos cotidianos de consumo consciente, e demonstra mais interesse e maior conhecimento sobre a sustentabilidade.
Além disso, segundo os dados, os entrevistados se mostraram mais críticos e exigentes sobre as práticas das empresas no âmbito da responsabilidade social. “A pesquisa enfatiza o senso crítico dos consumidores brasileiros para a sustentabilidade, mostrando que estamos alertas às mensagens verdes enganosas e que queremos, de fato, resultados que contribuam com a sociedade e o meio ambiente”, declara o pesquisador em consumo sustentável João Paulo Amaral.
Para o Idec, a pesquisa é um importante instrumento de subsídio às entidades de defesa do consumidor por mostrar de que forma os consumidores estão enxergando a prática sustentável das empresas, e para empresas e governos percebam que os consumidores exigem cada vez mais mudanças nos padrões de produção e consumo em prol de uma sociedade sustentável.
O Instituto ressalta também que a pesquisa de opinião realizada em parceria com o Instituto Market Analysis constatou que somente um quarto dos consumidores identifica ativamente indicações sobre as características dos produtos e seus fabricantes por meio de selos e símbolos nos rótulos dos produtos. Contudo, os apelos ambientais nas embalagens chamam mais a atenção dos consumidores.
Segundo o levantamento divulgado em março, a proteção ao meio ambiente prevalece como a mensagem mais vista pelos consumidores nas embalagens dos produtos, totalizando pouco mais de metade das abordagens (53%).
> Veja o relatório completo da Pesquisa Akatu 2012 aqui.
> Leia nota sobre a pesquisa Idec/ Market Analysis aqui.