Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Guia dos Bancos Responsáveis será implementado internacionalmente

Novo modelo será baseado em documentos públicos e relatórios emitidos pelas próprias instituições

separador

Atualizado: 

23/01/2013
Com o início de 2013, o Idec vai dar continuidade ao GBR (Guia dos Bancos Responsáveis), que avalia as políticas e práticas de responsabilidade social das seis maiores instituições financeiras do País, no entanto, com uma nova metodologia e novos objetos de análises. O novo modelo será implementado não apenas no Brasil como em outros países, seguindo um núcleo metodológico comum. As diretrizes para a medida foram acertadas em reunião realizada em dezembro na Holanda, com o apoio da Oxfam e participação do Idec.
 
Mudanças
A principal mudança no projeto é que, a partir de agora, a avaliação das políticas bancárias será baseada em documentos públicos, como os relatórios de sustentabilidade das instituições - documentos que circulam no mercado financeiro emitidos pelos próprios bancos - além das informações do ISE (Índice de Responsabilidade Social) da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Nas duas edições anteriores, publicadas em maio de 2011 e em outubro de 2012, respectivamente, a pesquisa foi feita a partir de questionários enviados aos bancos. 
 
A avaliação da atuação dos bancos será mantida nos três eixos (relacionamento dos bancos com o consumidor, com seus trabalhadores, e os critérios socioambientais adotados para a concessão de financiamentos), como nas edições anteriores. Além disso, as informações já apuradas em 2011 e 2012 não serão desperdiçadas. A ideia é aproveitar os dados que já existem e produzir mais conteúdo para ser divulgado ao longo do ano. “O atual GBR ainda é um campo enorme a ser explorado, posto que já incorporou dimensões pouco ou nada exploradas em pesquisas desse tipo no setor financeiro”, destaca o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira.