Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec disponibiliza folhetos temáticos para que cidadãos consumam com consciência e responsabilidade

<em>Folhetos tem&aacute;ticos esclarecem principais d&uacute;vidas dos consumidores em rela&ccedil;&atilde;o aos planos de sa&uacute;de, bancos, produtos e consumo sustent&aacute;vel</em>

separador

Atualizado: 

27/06/2012
Além de combater os abusos praticados contra os direitos do consumidor, uma das missões do Idec é formar cidadãos que saibam consumir com responsabilidade e consciência. Para contribuir com esse objetivo, o Instituto preparou folhetos temáticos com assuntos de interesse do consumidor para que ele tome conhecimento e exija que seus direitos sejam cumpridos. Os folhetos já estão disponíveis no site do Idec, na área de Multimídias.
 
Folhetos temáticos
Na hora de adquirir um produto e mesmo após a compra, muitos consumidores ainda desconhecem seus direitos. O folheto “Produtos: faça valer seus direitos na hora da compra e no pós-venda!” traz informações sobre cumprimento de oferta, prazos de entrega, modalidades de garantia, troca de produtos com defeito e formas de pagamento para esclarecer o leitor.
 
Com o consumo desenfreado e emissões de gases poluentes atingindo níveis alarmantes, medidas para promover o desenvolvimento sustentável nunca foram tão importantes. Além de políticas e práticas promovidas por governos e empresas, o consumidor também deve fazer sua parte. A importância do desenvolvimento sustentável e seus principais desafios são abordados na cartilha “Consumo Sustentável: o que fazer por nós e pelo planeta”.
 
No folheto “Bancos: Saiba quais são os seus direitos”, o consumidor terá suas dúvidas esclarecidas em relação ao procedimento correto para abrir uma conta corrente, como encerrá-la e quais são as tarifas cobradas pelos bancos.
 
Por fim, o folheto “Planos de Saúde: conheça seus direitos contra abusos e armadilhas” esclarece os leitores sobre os problemas mais comuns enfrentados pelos usuários de planos de saúde, como cancelamento de contrato, negativa de cobertura e demora na marcação de procedimentos médicos e laboratoriais.