<div>
<em>Além de publicados em um livro, os resultados do fórum serão repassados durante a Rio+20 e para o público geral</em></div>
separador
13/06/2012
Atualizado:
13/06/2012
O Idec participa do GRF-SCP (Fórum Global de Pesquisa em Consumo e Produção Sustentáveis) que acontece entre quarta e sexta-feira (de 13 a 15/6) no Rio de Janeiro. O evento promove a cooperação e a troca de experiências entre a comunidade inter-regional de pesquisadores e atuantes na promoção de sistemas de produção e consumo mais sustentáveis, tendo como objetivo criar uma rede global de pesquisadores e pessoas engajadas em sistemas mais sustentáveis.
Com o tema "A pesquisa global e regional sobre produção e consumo sustentáveis: conquistas, desafios e diálogos", o evento fará um balanço das pesquisas sobre produção e consumo sustentáveis realizadas nos últimos 20 anos, buscando respostas sobre o que funciona e o que não funciona na busca de mudanças.
“Apoiar a produção de pesquisas sobre as mudanças nos padrões de produção e consumo é fundamental para produção do conhecimento necessário para apoiar políticas públicas, práticas de empresas, iniciativas de educação, informação e mobilização dos consumidores”, explica a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, integrante do comitê organizador do evento.
Além de publicados em um livro, os resultados do fórum serão repassados durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e para o público por meio do site: http://grfscp.wordpress.com.
Crise global
O atual sistema global de produção e consumo resulta em grandes crises no ambiente global, na economia e no cotidiano das pessoas. Por esta razão, o fórum busca discutir quais são as tendências, pesquisas necessárias e como é possível adotar estratégias e metodologias interdisciplinares.
Sistemas alternativos, o paradigma de crescimento econômico dominante, a ideia de decrescimento, metas globais e nacionais de sustentabilidade, tais como as SDGs (Metas do Milênio Consumo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) serão debatidas durante o evento.
> Confira a agenda do Idec na Rio+20