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Procon divulga lista das 50 empresas mais reclamadas em 2011

<em>Grupo Bradesco liderou o ranking, seguido pela B2W e Ita&uacute; Unibanco</em>

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Atualizado: 

20/03/2012
No Dia Mundial do Consumidor (15/3), o Procon-SP divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações fundamentadas em 2011. A fundação registrou cerca de 727, 2 mil atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado.
 
O grupo Bradesco conquistou o topo da lista, seguido pelo grupo varejista B2W, dona dos sites de comércio eletrônico Americanas.com, Submarino e Shoptime. Em seguida aparecem Itaú Unibanco, LG e TIM. As queixas dos consumidores em relação compras pela internet aumentaram cerca de 86% em comparação a 2010.
 
Vale lembrar que no ranking de atendimentos do Idec em 2011, o setor financeiro também causou dor de cabeça aos consumidores e assumiu a primeira posição no ranking de atendimentos do Instituto.
 
Divulgação
Para os consumidores, a divulgação do ranking é fundamental, pois antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, ele pode checar se a empresa possui ou não reclamações registradas no Procon-SP e saber quais foram as medidas tomadas em relação às queixas.
 
A lista completa dos fornecedores que mais geraram reclamações dos consumidores que não conseguiram solucionar seus problemas na fase inicial de atendimento já está disponível no site do Procon
 
Justiça impede suspensão de sites da empresa B2W
Na quarta-feira (14/03), o Procon determinou a suspensão das vendas nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, todos de responsabilidade da B2W, maior empresa varejista online do País. A medida foi tomada devido ao aumento de 180% no número de reclamações contra a empresa em 2011. 
 
No mesmo dia em que a medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, porém, a Justiça concedeu liminar impedindo o cumprimento da decisão. 
 
A empresa afirmou que investiu na melhora da logística e na qualidade do atendimento, considerando abusiva a sanção aplicada pelo Procon. A suspensão deveria valer por 72 horas começando a partir de quinta-feira, Dia Mundial do Consumidor.