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A cada ano o reajuste nos preços dos pacotes de tarifas bancárias é mais alto. Nos últimos três anos, desde que entrou em vigor a norma do Banco Central que regulamenta a cobrança das tarifas bancárias, os reajustes mais que dobraram, chegando a 124%. Isso foi o que mostrou a pesquisa do Idec que analisou os reajustes feitos pelos sete maiores bancos do País - Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander - entre abril de 2008 e fevereiro de 2011.
A pesquisa foi elaborada por meio da comparação de números divulgados no site do BC. O objetivo das comparações foi avaliar o impacto da regulamentação das tarifas no mercado.
O levantamento apontou que, juntamente com o valor das tarifas, cresceu também o número de reclamações dos consumidores por cobranças indevidas e o lucro dos bancos com elas. Nos últimos anos, enquanto o lucro dos bancos com as tarifas subiu 30%, o número de reclamações, apenas entre 2009 e 2010, cresceu 23%.
Tarifas avulsas
A partir do estudo pode-se verificar que os valores das tarifas avulsas subiram moderadamente, em média 20%. No período analisado, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram as instituições que ajustaram a menor quantidade de tarifas - apenas três. Já o Barinsul e Bradesco aumentaram, respectivamente, em 24% e 23% os preços das tarifas avulsas.
Os bancos Santander e HSBC apresentaram maior redução. Mas a redução ocorrida no HSBC foi bem pequena, cerca de 0,2% e esse é o banco que possui as tarifas mais caras do mercado. Já o Santander reduziu suas tarifas em 5%. Confira:
Comparativo do valor da cesta de tarifas dos bancos | |||
Bancos | Total das tarifas avulsas | Variação % | |
2011 | 2008 | ||
HSBC | 316,55 | 317,15 | -0,2% |
Itáu | 290,75 | 272,20 | 7% |
Santander | 284,60 | 299,20 | -5% |
Banrisul | 266,50 | 215,40 | 24% |
Bradesco | 239,35 | 193,85 | 23% |
CEF | 227,45 | 218,45 | 4% |
Banco do Brasil | 164,48 | 154,48 | 6% |
Valor referêncial médio | 285,87 | 238,74 | 20% |
Pacotes de serviços
Os reajustes das tarifas das cestas de serviços durante o período analisado foram bem mais pesadas no bolso do consumidor. "O impacto do aumento de preço das cestas é maior porque ele é repassado imediatamente ao consumidor, ao contrário das tarifas avulsas, que são cobradas apenas quando o consumidor excede a quantidade de serviços contratados", explica a economista do Idec, Ione Amorim.
Somente o Banco do Brasil não realizou alterações nos preços de seus pacotes. Em compensação, nos outros bancos, os reajustes foram exorbitantes. O Santander reajustou seus pacote mais simples em 124%, o valor subiu de R$ 8,90 para R$ 19,90. Vale lembrar que no período da pesquisa, a inflação acumulada medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 18%. Confira os resultados na tabela:
Reajustes aplicados nos pacotes classificados como básicos ou econômicos | ||||
Bancos | Pacotes Econômicos | 2011 Valor R$ | 2008 Valor R$ | Reajuste % |
Banco do Brasil | Pacote de Serviços Modalidade 10 | 9,00 | 9,00 | 0% |
Banco do Brasil | Pacote de Serviços Modalidade 20 | 16,00 | 16,00 | 0% |
Banrisul | Conta Expressa | 11,50 | 7,50 | 53% |
Banrisul | Conta Especial | 15,50 | 12,00 | 29% |
Bradesco | Cesta Fácil | 13,40 | 9,00 | 49% |
Bradesco | Cesta Básica de Serviços | 10,90 | 8,50 | 28% |
CEF | Cesta Fácil | 9,80 | 7,50 | 31% |
CEF | Cesta Super | 12,50 | 12,50 | 0% |
HSBC | Básico | 15,00 | 15,00 | 0% |
HSBC | Super Econômico (1) | 24,50 | 20,00 | 23% |
Itáu Unibanco | MaxiConta Itaú Simples | 13,50 | 12,50 | 8% |
Itaú Unibanco | MaxiConta Itáu Econômica | 9,90 | 8,50 | 16% |
Santander | Simples | 19,90 | 8,90 | 124% |
Santander | Especial | 24,90 | 14,90 | 67% |
Cobranças indevidas
No total, as reclamações por cobranças indevidas cresceram 23% no ano, e. O Banrisul e o HSBC foram os bancos que apresentaram maior redução nesse tipo de ocorrência. Curiosamente, o Banrisul realizou o maior reajuste de tarifas nos últimos três anos e o HSBC tem as maiores tarifas do mercado.
O Itaú Unibanco também registrou uma queda nas reclamações, justamente no período de fusão do banco. Já o Santander e o Banco do Brasil, que também passaram por fusões, registraram um crescimento nas reclamações de 63% e 52%, respectivamente.
Porém, os números acabam não refletindo a realidade enfrentada pelos clientes porque somente uma pequena parcela dos consumidores leva seus problemas ao BC, órgão responsável por regular o setor. "Como não há divulgação do relatório de reclamações das ouvidorias dos bancos, não é possível precisar qual abrangência de reclamações é alcançada pelos registros do Banco Central", explica Ione.
Receita gerada com as tarifas
A Caixa Econômica Federal foi a instituição que registrou maior crescimento no lucro obtido com as tarifas cobradas de seus clientes: 83% a mais no período analisado. E seguida aparecem o Santander (46%) e Bradesco (37%). Apenas o HSBC não apresentou variação no período.
Compare
O Idec recomenda que o consumidor compare as diferentes ofertas existentes no mercado antes de realizar a escolha final de seu banco. Procure também solicitar do banco o descritivo do pacote contratado e avalie cuidadosamente as tarifas e valores cobrados.
A gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais, afirma que a padronização das tarifas bancárias promovida pela regulamentação do BC há três anos foi positiva, por organizar as nomenclaturas para os consumidores, facilitando a comparação. "Mas ainda falta clareza, pois o cliente não sabe que tipo de serviço pode ser obtido gratuitamente e se o pacote oferecido é adequado ao seu perfil e sua renda", declarou. Para ela, "muitos clientes pagam pelo serviço sem ter necessidade".
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