Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba o que fazer quanto ao pagamento de contas nesse feriado

<i>Ideal &eacute; se adiantar. Se deixar para pagar no primeiro dia &uacute;til ap&oacute;s o feriad&atilde;o, consumidor pode enfrentar filas nas ag&ecirc;ncias banc&aacute;rias</i>

separador

Atualizado: 

15/08/2011

Apesar do feriado, as contas não param de bater à porta do consumidor. Como os bancos não abrirão nos dias 21 de abril (Tiradentes) e 22 de abril (Paixão de Cristo), é importante verificar a data de vencimento das faturas e boletos.

Se você possuir alguma conta que vença nessas datas, fique atento. As com vencimentos entre os dias 21 e 24 de abril poderão ser pagas na segunda-feira (24/4) sem juros por atraso. Contas de água, luz, gás e telefone têm a data de vencimento programada.

Segunda Via
Fique de olho! As faturas ou contas com data de vencimento no feriado e que ainda não forem entregues exigem um cuidado especial. Se o documento não chegar à sua residência, nem na segunda-feira, e vencer no feriado, entre em contato com a empresa e solicite a segunda via da fatura. Assim o consumidor poderá realizar o pagamento em meios eletrônicos ou no próximo dia útil.

Quem optar por realizar os pagamentos eletronicamente deve se precaver. "Os comprovantes das operações realizadas pela internet, protocolos nas operações por telefone e a impressão emitida nos caixas eletrônicos devem ser guardadas para garantir a confirmação das operações e evitar futuros questionamentos e divergências", afirma a economista do Idec, Ione Amorim.

É importante ficar alerta com os impressos dos caixas eletrônicos. O tipo de papel desse comprovante é frágil e perde a tinta em 30 dias úteis em contato com o plástico. O ideal seria tirar uma cópia e guardar em local seguro.

Lojas de departamento
Muitas lojas só aceitam que o pagamento das faturas seja realizado no próprio estabelecimento. Nesses casos, se a loja for abrir no feriado, o consumidor deverá efetuar o pagamento normalmente. Caso contrário o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil.

Evite aborrecimentos
Se o consumidor decidir pagar a conta no próximo dia útil, deve ser paciente, afinal, as agências bancárias estarão cheias.

O melhor mesmo é adiantar o pagamento, evitando as longas filas e reduzindo o risco de não voltar da viagem a tempo de fazer o pagamento, o que poderia acarretar pagamento de juros e multa pelo atraso.

Juros
As contas que sofrerem atraso no pagamento serão corrigidas com juros a partir da data do vencimento.