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Entidades entregam ao G20 reivindicações pela proteção de consumidores de serviços financeiros

<i>No Brasil, Idec envia carta solicitando uma reuni&atilde;o com o Banco Central para apresentar propostas e recomenda&ccedil;&otilde;es a serem implementadas nas institui&ccedil;&otilde;es financeiras no Pa&iacute;s</i>

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Atualizado: 

15/08/2011

Em uma carta aberta publicada nesta semana, a Consumers International (federação internacional de entidades de defesa do consumidor, da qual o Idec é membro), apresentou aos líderes do setor financeiro dos países do G20, reunidos em Washington (EUA), as reivindicações em defesa dos direitos dos consumidores de serviços financeiros de todo o mundo. A carta foi assinada por diretores de entidades de consumidores de 18 dos 20 países que compõem o grupo.

O documento pede que os ministros das finanças usem sua influência para garantir que o assunto não saia da pauta dos países membros do G20. A carta lembra também que o Banco Mundial já está estudando novas regras a ser implementadas e recomendadas. Além disso, em maio, mais de 50 organizações de consumidores de todo o mundo estarão reunidas em Hong Kong (China) no Congresso Mudial da CI, tendo a proteção financeira do consumidor no topo da agenda.

Entre os palestrantes estão o diretor do programa sobre proteção dos consumidores de serviços financeiros do Banco Mundial e diretores de organizações de países como Estados Unidos, China, Holanda, África do Sul e Malásia. O Idec estará representado por sua coordenadora executiva, Lisa Gunn.

Banco Central
Na terça-feira (12/4), o Idec enviou uma carta (leia aqui) ao Banco Central solicitando uma reunião com o presidente da instituição, Alexandre Tombini e com o Diretor de Normas do BC, Luiz Awazu Pereira da Silva. O objetivo é apresentar o relatório da CI "Mercados seguros, justos e competitivos em serviços financeiros: recomendações para o G20 sobre o reforço da proteção ao consumidor de serviços financeiros", o qual estabelece uma série de ações que os governos podem tomar para proteger os consumidores de serviços financeiros.

Garantir informação clara e adequada, acesso a serviços financeiros básicos e promover a competitividade neste mercado estão entre as principais reivindicações que o Idec pretende levar ao BC. Confira aqui, na íntegra, as propostas de aprimoramento da proteção dos consumidores de serviços financeiros no Brasil.

Esta é a terceira vez que o Idec pede uma reunião com o Banco Central para discutir assuntos de interesses aos consumidores. As demais solicitações foram referentes a cartões de crédito - cujos problemas foram evidenciados por seguidas pesquisas do Instituto.