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Após reunir-se na última sexta-feira (23/4) com representantes do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC), de qual o Idec é parte junto com outros órgãos de defesa do consumidor, a Toyota assumiu o compromisso de realizar recall dos tapetes do Corolla.
De acordo com a montadora, o mau posicionamento ou a falta de fixação do tapete no assoalho pode causar a aceleração involuntária do veículo, problema que vinha sendo relatado por consumidores aos órgãos de defesa do consumidor em todo o país. Assim, a Toyota chamará os proprietários dos modelos Corolla fabricados a partir de abril de 2008 para orientar sobre o uso correto do artigo e trocar os tapetes não originais, os quais deixarão de ser comercializados.
Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.
Diante do perigo, antes da decisão do recall, o Procon de Minas Gerais suspendeu a venda do carro no estado.
Investigação
O GEPAC vinha investigando o caso desde a notícia de recall de vários veículos Toyota nos Estados Unidos, Europa, China e Canadá, em janeiro deste ano, devido a problemas no pedal do acelerador. Mas, segundo a montadora, os carros afetados não são comercializados no Brasil, bem como os projetos e as peças dos veículos daqui são diferentes dos utilizados nos modelos daqueles países.
A realização do recall dos tapetes do Corolla no Brasil não prejudicará a continuidade da averiguação em curso no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e no Procon-SP.
Até que a campanha de chamamento tenha início, o Idec recomenda que os proprietários do veículo procurem a Toyota (concessionárias da rede ou pelo SAC) e solicite informações de como proceder.