separador
Atualizado:
A ONG Vitae Civilis, em parceria com o Idec e o Movimento Nossa São Paulo, realizaram no último dia 28 o Diálogo Inter-religioso para Mudanças Climáticas e Consumo, em São Paulo. O encontro buscou sensibilizar e mobilizar as comunidades religiosas para ações relativas às mudanças de clima.
Além de articular a participação dessas comunidades, as entidades elaboraram uma carta conjunta de autoridades religiosas para expressar atenção aos desafios que cabem à sociedade e, em especial, ao governo. Endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o documento solicita o posicionamento firme do governo brasileiro na COP 15 (15ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que acontece em dezembro, em Copenhague.
Os religiosos alertaram, na carta, para a necessidade de ações urgentes contra as mudanças climáticas e de construção de uma solução comum nesse sentido, além de destacarem o fato de que os pobres sofrerão ainda mais com os efeitos das alterações do clima.
O documento afirma que milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, estarão sujeitas a efeitos como seca, inundações e até mesmo o êxodo. Para exemplificar, cita as populações pobres que já estão começando a pagar esta conta, como nas inundações ocorridas recentemente em Santa Catarina e na região norte do país, expondo a dramaticidade da injustiça climática.
As entidades enfatizam a possibilidade de o Brasil se tornar vanguarda no combate ao aquecimento global, se colocando como a nação mais importante do mundo, neste momento, no debate sobre clima e a riqueza dos biomas. Os líderes religiosos falaram ainda sobre ética e dignidade humana e pediram para que Lula compareça, pessoalmente, a Copenhague.
Além do Idec, assinam o documento a Comunidade Baha´i de São Paulo, Comunidade Católica da Cidade de São Paulo Região Leste - Paróquia São Francisco, Comunidade Católica da Cidade de São Paulo Região Sul - Paróquia Santos Mártires, Comunidade Shalom, Comunidade Zen Budista do Brasil, Pastoral da Ecologia, Congregação Israelita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente, Movimento Nossa São Paulo, Nação Angola - Candomblé, Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo e Vitae Civilis.