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Idec participa de mesas redondas sobre comércio justo na Holanda

<p> <em>ETFP (Ethical Trade Fact - Finding Process),O Idec participa, nos pr&oacute;ximos dias 12 e 13 neste evento, que debater&aacute; quest&otilde;es relativas ao com&eacute;rcio justo no mundo. Em novembro ser&aacute; divulgado um relat&oacute;rio centralizando os resultados das discuss&otilde;es e dos trabalhos.</em></p>

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Atualizado: 

04/08/2011

O Idec participa, nos próximos dias 12 e 13, do ETFP (Ethical Trade Fact - Finding Process), de um evento realizado em Haia, na Holanda, que debaterá questões relativas ao comércio justo no mundo. Em novembro será divulgado um relatório centralizando os resultados das discussões e dos trabalhos.

Segundo a coordenadora executiva do Instituto, Lisa Gunn, o objetivo do evento é debater as atitudes dos consumidores sobre comércio ético e a sua percepção sobre as declarações nos produtos.

A ISO (Organização Internacional para Padronização ou Organização Internacional de Normalização) é entidade que atualmente congrega os grêmios de padronização e normatização de 170 países. O Comitê de Políticas de Consumidor da ISO decidiu estabelecer essa iniciativa ETFP com o objetivo de estimular a confiança do consumidor no chamado comércio justo de produtos e serviços, recomendando soluções pra reduzir a confusão que existe hoje devido a reclamações imprecisas e não confiáveis.

A expectativa é que mais de 70 participantes de vários países integrem as mesas redondas que abordarão quatro temas prioritários: o alcance, quantidade e qualidade das exigências éticas; atitudes dos consumidores às exigências éticas; o impacto dos consumidores sobre o comércio justo; e recomendações para as próximas etapas.

O ETFP buscará resumir os dados quantitativos relativos ao número e à importância dos informações imprecisas e/ou não confiáveis que chegam aos consumidores sobre a dimensão ética de produtos e serviços.

Também recolherá dados para identificar se as reclamações imprecisas ou e/não confiáveis estão gerando impactos negativos e identificar os interessados (além dos próprios consumidores) que podem ser afetados por esses impactos negativos. Irá coletar e avaliar ainda exemplos de caminhos que os consumidores ou outros interessados têm encontrado para diminuir esse tipo de confusão.