separador
Atualizado:
O Ministério do Meio Ambiente lançou hoje (23) a campanha nacional "Saco é um Saco" com o objetivo de conscientizar o consumidor sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível.
Entre outros problemas, as sacolinhas plásticas contribuem para o entupimento de rios, lagos e bueiros, além de poluirem o mar, promovendo a mortandade de peixes e tartarugas. Dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) dão conta de que o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e que cada brasileiro utiliza cerca de 66 sacos plásticos por mês.
Daí a necessidade de uma mudança urgente nos hábitos de consumo, adotando alternativas às sacolas plásticas na hora das compras. Já é possível observar um aumento no uso de sacolas de pano ou de outros materiais não descartáveis, mas nos supermercados e nas redes de varejo ainda é difícil encontrar consumidores utilizando essas alternativas.
O principal desafio é criar o hábito de carregar sempre - na bolsa, no carro e na mochila - as sacolas retornáveis e pensar em alternativas para compras maiores, como caixas de papelão, caixas plásticas etc.
Confira mais informações da campanha no blog: