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Responsabilidade social também é respeito aos direitos do consumidor

<p> <b><i>15 de mar&ccedil;o - Dia Mundial do Consumidor</i></b></p>

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Atualizado: 

08/08/2011

As ações realizadas pelas empresas sob o guarda-chuva da "responsabilidade social" nascem como respostas às ações dos trabalhadores e trabalhadoras, de grupos ambientais, de consumidores, de direitos humanos, políticos, de mobilização cidadã e de opinião pública frente às práticas cotidianas de irresponsabilidade empresarial.

A responsabilidade social é uma postura ética permanente das empresas no mercado de consumo e na sociedade. Muito mais do que ações sociais e filantropia, a responsabilidade social empresarial deve ser a base da atividade de uma empresa. Engloba a preocupação e o compromisso com os impactos que uma determinada ação causa aos consumidores, ao meio ambiente, aos trabalhadores e à comunidade local.

A responsabilidade social é, também, respeito aos direitos do consumidor. Dessa forma, ela se expressa por meio dos valores professados na ação prática cotidiana no mercado de consumo, refletidos na publicidade e nos produtos e serviços oferecidos; na postura da empresa em busca de soluções para eventuais problemas; e, ainda, na transparência nas relações com os envolvidos nas suas atividades.

Considerando:

  • A importância das informações para permitir que os consumidores façam escolhas responsáveis;
  • A influência significativa dos modelos de produção e de consumo no desenvolvimento sustentável, na distribuição global da riqueza e nos meios de existência das gerações futuras
  • O desequilíbrio atual das informações entre os produtores e os consumidores e entre as partes envolvidas nas cadeias de produção.

Esperamos que as empresas forneçam informações sobre os aspectos sócio-econômicos dos produtos e serviços, sobre os processos de produção e sobre toda a cadeia de produção. Além disso, as empresas devem ser pró-ativas e fornecer as informações aos consumidores, mesmo que não tenham a obrigação de fazê-lo, se a divulgação destas informações for necessária para o debate sobre os aspectos sociais, ambientais e econômicos dos produtos e serviços, processos de produção e cadeia de valor.

Red Puentes Internacional

A Red Puentes, formada em 2003, é uma rede de organizações com o objetivo de promover uma cultura e práticas de responsabilidade social empresarial na América Latina a partir da perspectiva, visão e direitos da sociedade civil. Atualmente, a Red Puentes é formada por 52 instituições entre ONGs, entidades sindicais e ambientais de Argentina, Brasil, Chile, El Salvador, México, Peru, Uruguai, Holanda e Espanha. Mais informações: www.redpuentes.org.

Organizações de consumidores, membros da Red Puentes - O Idec (Brasil) ASPEC (Peru), Odecu (Chile), O Poder do Consumidor (México) e Confederação de Consumidores e Usuários (Espanha) realizarão atividades relacionadas a campanha global da Consumers International sobre publicidade de alimentos e bebidas para crianças. Mais informações: www.consumersinternational.org