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Começa nesta segunda, dia 1º de setembro, a VI Reunião do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social em Santiago, no Chile. O encontro é a instância prévia à aprovação e publicação da futura norma internacional ISO 26000 sobre Responsabilidade Social.
Essa norma deve levar em consideração o impacto dos bens e serviços sobre os seres humanos e o meio ambiente, que abrange as práticas trabalhistas, os direitos dos consumidores e os direitos humanos.
O Idec apóia a iniciativa da ISO de elaborar diretrizes em responsabilidade social. Tais diretrizes podem contribuir para uma visão mais transparente da atuação das empresas, em comparação com os diferentes códigos de conduta adotados por elas. Além disso, ao serem instituídas por uma organização internacionalmente reconhecida, essas normas tendem a estimular a expansão do número de empresas dispostas a assumir seriamente sua responsabilidade social.
No entanto, o Idec entende que, para que os efeitos desejados sejam atingidos, as diretrizes da ISO em responsabilidade social devem:
- exigir que as empresas que as usem não apenas cumpram a legislação local, nacional e regional, como também respeitem as normas e convenções internacionais;
- considerar toda a cadeia produtiva, pois a maioria dos problemas ambientais, trabalhistas e de direitos humanos ocorre nos fornecedores e não nas empresas. Existe uma tendência à terceirização que torna a cadeia produtiva complexa, dificultando a avaliação pelo consumidor dos impactos ambientais e sociais dos seus hábitos de consumo;
- considerar as fases de consumo e pós-consumo, pois as empresas dividem com os consumidores e com os governos a responsabilidade pela construção de alternativas aos atuais padrões insustentáveis de produção e consumo;
- garantir que o diálogo entre as partes envolvidas (consumidores, trabalhadores, governos, comunidade, ONGs etc.) seja a base sobre a qual as empresas identificarão os aspectos sociais e ambientais de maior impacto, definindo assim suas ações prioritárias;
- garantir a divulgação pública dos resultados desse diálogo;
- exigir métodos de verificação externa para assegurar a credibilidade das informações fornecidas pelas empresas e, assim, garantir a confiança do público em relação a elas;
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exigir a comunicação e a disponibilização de informações relevantes aos consumidores e às outras partes envolvidas, que devem ser feitas de forma clara, compreensível, consistente e, na medida do possível, que permita a comparação entre as empresas.
São esperados na reunião no Chile delegados de mais de 70 países e 37 organizações internacionais para dar continuidade ao trabalho do encontro anterior, realizado em Viena em 2007. O evento acontece entre os dias 1º e 5 de setembro no Hotel Hyatt de Santiago.