separador
Atualizado:
A Consulta Pública nº 31 está se encerrando. Até o dia 25 de agosto, os consumidores podem enviar críticas e sugestões à proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, de proibir a cihexatina, princípio ativo usado na produção de agrotóxicos aplicados nas culturas de laranjas, maçãs, morango, pêssego, café e berinjela. A recomendação da Agência considerou os graves riscos à saúde provocados pela substância, banida em diversos países.
O Idec apóia a proibição da cihexatina e sugere que os cidadãos participem da iniciativa prevista na Consulta Pública 31 solicitando a imediata suspensão do uso deste agrotóxico no Brasil.
Para enviar suas contribuições, mande um e-mail para toxicologia@anvisa.gov.br. Abaixo, o Idec sugere um texto para a contribuição. Se gostar, é só copiar. Se preferir enviar seu próprio texto, fique à vontade. O importante é participar.
Sugestão de texto:
"Venho solicitar que a ANVISA, no exercício de suas competências legais, adote as medidas necessárias para que a Cihexatina seja proibida no Brasil, a exemplo do que já vem ocorrendo em outros países. Os efeitos prejudiciais à saúde causados por esse agrotóxico ficaram absolutamente demonstrados pelos dados e evidências apresentados pela ANVISA na proposta de regulamento técnico da Consulta Pública 31, não sendo mais aceitável seu uso no Brasil."