Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Conferência Nacional de Saúde: a sociedade no controle na área de saúde

<p> <em>O tema do evento nesse ano s&atilde;o as pol&iacute;ticas de estado e desenvolvimento</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/08/2011

De 14 a 18 de novembro acontece, em Brasília, a 13ª Conferência Nacional de Saúde. Esses eventos, previstos em lei, ocorrem a cada quatro anos, são abertos à sociedade, e representam o mais importante espaço de controle na área da saúde.

A escolha do tema central dessa 13ª edição - "Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento" - considerou que o conceito de saúde não se refere somente à cura de doenças, mas também depende do desenvolvimento de políticas intersetoriais preventivas e que visem o desenvolvimento social.

A temática será abordada em três eixos: "Desafios para Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento", "Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde"; e "A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde".

Dentre os objetivos da Conferência, destacam-se:

  • avaliar a situação da saúde de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) previstos na Constituição e na Lei Orgânica da Saúde;
  • definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado; e
  • definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social na implementação do SUS.

    O Idec, como membro do Conselho Nacional de Saúde, participará ativamente da Conferência representando os usuários dos serviços de saúde, inclusive cobrando atenção aos planos de saúde - problemática que em muito tem afetado a vida dos consumidores e que tem sérios reflexos nos serviços públicos de saúde.

    Você sabia?
    A mais célebre das conferências foi a 8ª, marco da Reforma Sanitária no Brasil. Suas recomendações de universalização, eqüidade e democratização, assim como as grandes questões organizativas da saúde, foram as referências observadas nas propostas de origem do SUS.

    Clique aqui para obter mais informações e fazer sua inscrição

Talvez também te interesse: