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O Comando Nacional dos Bancários iniciou, há seis dias, um movimento de greve nacional, como maneira de reivindicar um reajuste salarial para a categoria e a participação nos lucros. Em algumas localidades, a paralisação vai para seu 15º dia. A greve prossegue por tempo indeterminado em alguns bancos.
Neste caso, o Idec recomenda que o consumidor tente efetuar o pagamento por outros meios (caixa eletrônico, internet ou telefone, por exemplo) ou que procure o fornecedor de serviços para viabilizar outra forma de pagamento ou ainda negociar a postergação da data de vencimento da dívida.
É importante lembrar que a greve não é uma situação gerada pelo consumidor e nem pelo fornecedor, de modo que não podem ser impostas penalidades em caso de atraso de pagamento. Entretanto, tendo em vista o respeito ao princípio da boa-fé e em um caso excepcional como este, é recomendável procurar meios para o cumprimento das obrigações.
Caso não seja possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, a dívida não poderá ser cobrada com juros e multa de mora.