Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

MOVEDADOS

MOVEDADOS

As condições de vida e mobilidade nas cidades brasileiras são bastante distintas. Para conhecer essas realidades, estabelecer comparações e atuar com mais precisão nessa pauta, o Idec passou a realizar pesquisas sobre a situação e o desenvolvimento dos diversos modos e infraestrutura de transporte nas 12 maiores capitais do país.

As cinco regiões estão abrangidas: Norte, com Manaus e Belém; Nordeste, com Fortaleza, Recife e Salvador; Centro-Oeste, com Brasília e Goiânia; Sudeste, com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; e Sul, com Curitiba e Porto Alegre.

Os estudos têm como base a obediência às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana - PNMU (Lei 12.587/12), do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), da Lei de Concessões (Lei 8.987/95) e do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), entre outras.

Com o Especial MoveDados, esperamos que os consumidores de transporte público conheçam o contexto da mobilidade em suas cidades, e tenham condições de pressionar os governos a cumprirem as leis e efetivarem seus direitos.