separador
Atualizado:
O Instituto Vitae Civilis, o FBOMS (Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente) e a Campanha TicTacTicTac promovem na próxima semana o seminário "As negociações internacionais de mudanças de clima e o Brasil" e uma série de debates, em Brasília. A iniciativa conta com o apoio do Idec.
A sessão de começa na manhã de segunda-feira (14), com o lançamento do relatório "Fortalecer o acesso à informação ambiental e à participação da sociedade civil em tomada de decisões", que terá a senadora Marina Silva (PV-AC) e representantes da FBOMS, Secretaria de Meio Ambiente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do embaixador da Suíça, Wilhelm Meier.
Em seguida, haverá a apresentação de medidas adotadas no Brasil para a mudança de clima. Serão debatidos itens como o Plano Nacional de Mudança de Clima, o Fundo Amazônico, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a sociedade, além de projetos de lei e a atuação da Comissão Mista Permanente de Mudança de Clima do Congresso Nacional.
Serão destacadas as negociações internacionais relacionadas às mudanças climáticas, a CoP 15 (15ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) - que acontece em dezembro em Copenhagen - e os desafios da sustentabilidade em meio às mudanças climáticas. Durante o encontro serão discutidas as principais posições e propostas do Brasil, da União Europeia e de ONGs em paineis e debates.
À tarde haverá reunião entidades representantes da sociedade civil divididos em GTs (grupos de trabalho) sobre clima, água, juventude e outros. O objetivo é definir a posição do FBOMS sobre os blocos temáticos em negociação na CoP 15. O evento tratará ainda dos próximos passos da Campanha TicTacTicTac.
Na terça-feira (15), todo o dia será dedicado a reuniões paralelas dos grupos de trabalho, com avaliações conjunturais, debates, apresentação e análise de programas, definição sobre mobilizações, informes etc.
Na quarta-feira (16) será realizada a segunda reunião do GT Juventude, com o objetivo de resgatar sua história, sua fundação e suas ações para avaliá-las e reformulá-las. À tarde, a pauta enfocará o planejamento estratégico do grupo, analisando seus espaços de representação e construindo um plano de trabalho anual, considerando estratégias política, financeira e organizativa.
Paralelamente, durante todo o dia, acontece a reunião do conselho dos GTs da FBOMS. Na pauta estão temas como avaliação da conjuntura socioambiental, situação de projetos FBOMS e questão institucional, impactos e desdobramentos do Relatório do projeto de Acesso à Informação e Participação Popular em políticas ambientais (lançamento e divulgação), desdobramentos das reuniões dos GTs (clima, água e juventude), indicação de representações em colegiados e definição de ação gerais do FBOMS para 2009-2010, entre outros temas.