Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Segundo encontro do projeto 'A Era do Diálogo' discute desafios da Aviação Civil

<div> <em>Tema deve ser colocado em pauta para Ag&ecirc;ncia Nacional de Avia&ccedil;&atilde;o Civil melhorar a fiscaliza&ccedil;&atilde;o das empresas a&eacute;reas e na regula&ccedil;&atilde;o do setor</em></div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

17/05/2012
O Idec participa nesta quarta-feira (16/5) da reunião do projeto “A Era do Diálogo”, em São Paulo. A iniciativa de criar esse círculo de debates partiu da revista “Consumidor Moderno” e conta com o apoio do Idec, da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente), da ABO (Associação Brasileira de Ouvidores), do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), do Procon e do Fórum Nacional dos Procons. Até o final de 2012, serão realizados oito encontros setoriais. 
 
As reuniões promoverão o encontro das principais empresas do País, órgãos de defesa do consumidor, órgãos reguladores e especialistas que discutirão as principais queixas levantadas pelos consumidores. Estão envolvidos no projeto os setores de telecomunicação, financeiro, saúde, energia elétrica, indústrias, serviços públicos e companhias aéreas.
 
Nos encontros serão promovidos diálogos e apresentadas propostas de soluções práticas para que as falhas não se tornem recorrentes e, assim, deixem de prejudicar o consumidor.
 
Aviação Civil
No segundo encontro do projeto, o tema discutido será os principais desafios da aviação civil no País. Esse assunto é cada vez mais recorrente, diante das demonstrações, por parte da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), de falta de transparência e não comprometimento com o interesse público. 
 
Desde 2011, o Idec envia cartas à Anac para solicitar informações sobre multas e sanções aplicadas às empresas de transporte aéreo que descumprem as normas de eficiência do serviço e a prática das companhias em cobrar a taxa de “no-show” do consumidor que não comparece ao embarque. A agência vem se manifestado de forma insuficiente às solicitações enviadas pelo Instituto.

Talvez também te interesse: