Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba como prevenir e combater a hipertensão

<i>Idec prepara dicas que ajudam a evitar a doen&ccedil;a que atinge 30% dos brasileiros adultos</i>

separador

Atualizado: 

15/08/2011

Sua pressão está acima de 140x90mmHg? Então fique atento, pois esse é um dos indícios da hipertensão arterial. Nesta terça-feira (26/4), Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, o Idec dá dicas para evitar o aparecimento da doença e também a controlá-la.

A hipertensão arterial, a famosa pressão alta, acomete 30% dos adultos do País, de acordo com a Sociedade de Cardiologia Brasileira. Silenciosa mas preocupante, a origem da doença está muitas vezes ligada aos hábitos alimentares, principalmente ao consumo excessivo de sódio, popularmente conhecido como o sal.

O aparecimento da hipertensão também pode estar ligado ao consumo de bebidas alcoólicas, hereditariedade, excesso de peso e diabetes.

O grande problema é que somente um em cada quatro adultos faz o tratamento apropriado contra a doença. Quando não tratada corretamente, a hipertensão pode acarretar em maior risco de derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias e até mesmo alterações na visão. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença pode também reduzir a expectativa de vida em 16 anos e seis meses.

Alimentação
A má alimentação e o exagero ao colocar sal na comida são os grandes causadores da pressão alta. Alimentar-se bem ajuda não somente a prevenir a doença, mas também a tratá-la.

É importante possuir uma alimentação variada e sem excessos. Procure comer de tudo um pouco e reduzir a quantidade de sal. Vale ressaltar que o sal não está presente somente na preparação dos alimentos - os produtos industrializados possuem alto nível de sódio e muitas vezes as pessoas não percebem.

Pensando nesses grandes vilões, o Ministério da Saúde assinou no dia 7 de abril deste ano um acordo com os produtores de alimentos processados. Com o acordo, foi estabelecido um plano de redução gradual da quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando pelos pães, massas instantâneas e bisnaguinhas.

Para a advogada do Idec, Mariana Ferraz, a medida é importante, mas as ações não podem parar. "Reduzir o sódio dos alimentos não é o bastante, pois o produto pode continuar possuindo muita gordura, açúcar ou calorias", explica a advogada.

Uma dica para reduzir o consumo de sal é utilizar temperos naturais na comida, pois esses são muito mais saudáveis. Além disso, segundo a OMS, o consumo diário de sal não deve passar de seis gramas por pessoa. Logo, fique atento às suas refeições.

É importante que consumidor repense sua alimentação em todos os aspectos, tomando cuidado para não pecar pelos excessos e observando bem o rótulo dos alimentos.

Mexa-se
Outra dica importante é não ficar parado. Uma vida sedentárias só aumenta o risco de possuir hipertensão ou agravam os sintomas da doença.

Mudar pequenos hábitos faz uma grande diferença. Vá de escada ao invés de elevador, em trechos mais curtos opte por ir a pé em vez de carro. Procure praticar alguma atividade física regularmente.

Controle a balança
O excesso de peso é um dos causadores da hipertensão. Por isso é sempre bom ficar atento à balança.

Para saber se seu peso é o ideal, basta calcular o IMC (Índice de Massa Corporal). A conta é simples: divida o seu peso pela sua altura ao quadrado. Ou seja, IMC = peso / (altura x altura).

Feito o cálculo, a pessoa que obtiver como resultado um número entre 18,5 e 25 está com o peso normal de acordo com a OMS. Quem obtiver um resultado inferior a 18,5 está abaixo do peso. Já as pessoas que obtiverem entre 25 e 30 estão acima do peso. Quem obtiver resultado acima de 30 já é considerado obeso.

Respire fundo
Tenha mais paciência ao lidar com os problemas do dia a dia. Tente contar até dez antes de estourar. Além de lidar melhor com os imprevistos, essa atitude também preserva a sua saúde.