Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Recall de brinquedos Gulliver. Veja orientações do Idec

<p> <em>Ao contr&aacute;rio do ocorrido no ano passado, a empresa anunciou o recolhimento antes de ser comunicada sobre acidentes de consumo no Brasil e suspendeu as vendas assim que foi anunciado o recall da fabricante nos Estados Unidos</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

17/08/2011

A Gulliver S/A Manufatura de Brinquedos anunciou em seu site nesta quinta-feira (20/03), por meio de nota, que irá fazer o recall de seis mil unidades dos brinquedos Magtastik, Magnetix Jr. e Magna Man. Segundo o fabricante, a empresa canadense Mega Brands Inc, há a possibilidade de partes ou peças desses produtos serem engolidas ou aspiradas por crianças.

 Segundo o assessor técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marcos Pó, parece que a empresa está tomando as providências necessárias e respeitando o que traz o Código de Defesa do Consumidor.

"Pelo o que conseguimos verificar, a empresa iniciou o processo de modo adequado desta vez. Ligamos para a central de atendimento e fomos informados de que o consumidor poderá fazer a troca por outro produto em algumas lojas ou receber o dinheiro de volta. Segundo o CDC, é obrigação da empresa anunciar o recall por medida de segurança e não esperar que ocorra algum acidente de consumo - o que parece ter sido feito".

Marcos Pó acrescenta ainda que a empresa deve iniciar a divulgação do recall através de anúncio publicitário. "Por enquanto eles só fizeram um comunicado oficial através do site, mas é preciso que façam a divulgação de uma forma ostensiva para que os consumidores fiquem sabendo da ação. Segundo o comunicado isso será feito a partir da semana que vem". O Idec acompanhará o desenvolvimento desse recall.

A Gulliver comercializa no Brasil os produtos fabricados pela companhia canadense Mega Brands Inc. Em agosto do ano passado a empresa também promoveu um recall do Magnetix no país, que aconteceu bastante tempo depois dos Estados Unidos e só foi realizado após pressão das autoridades e dos consumidores. Em novembro de 2007 o Idec promoveu um evento com autoridades responsáveis para que o processo de recall no Brasil seja aperfeiçoado, o que parece estar ocorrendo agora.

Neste momento as recomendações do Idec aos consumidores são:

- Os pais devem imediatamente tirar o produto do alcance das crianças

- Os consumidores que tiverem esses produtos devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 770 265 ou pelo site www.gulliver.com.br para maiores informações sobre os procedimentos.

- Em caso de acidentes de consumo, o consumidor deve também notificar as autoridades para as medidas cabíveis. O site do Inmetro para essa finalidade pode ser acessado aqui e o telefone é 0800 285 1818.

O Idec elaborou uma página especial sobre recall, onde podem ser encontradas informações sobre os últimos recalls feitos no Brasil, a comparação deste número de procedimentos em relação aos Estados Unidos e também a obrigação da empresa que comercializa algum produto inseguro. Para acessar a página, clique aqui.

Ouça a matéria da Rádio Bandeirantes sobre o assunto: "A Gulliver irá fazer o recall de seis mil unidades de brinquedos."

E clique aqui para ouvir a matéria "Empresas brasileiras relutam em fazer recalls", da BandNews FM.

Talvez também te interesse: