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Problemas para viajar de avião? Idec orienta como agir

<p> <em>Saiba como fazer cumprir os seus direitos</em></p>

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Atualizado: 

09/08/2011

Desde o último sábado, dia 20/12, atrasos nos vôos voltaram a atormentar muitos brasileiros que optaram por viagens aéras. No caso das empresas Gol/Varig, o problema chegou a atingir praticamente 50% dos vôos programados. Em função disso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)notificou em 22/12 a Gol para que ela aumente os guichês check-in nos aeroportos do Galeão (RJ), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). A Anac também divulgou que fará uma reunião com a empresa em 26/12 para analisar medidas adicionais caso os atrasos persistam.

É bom lembrar aos viajantes que não apenas as companhias aéreas são responsáveis por problemas de atrasos e cancelamentos, mas também as agências de turismo, para o caso dos consumidores que contrataram um pacote de viagem.

As agências são, pelo Código de Defesa do Consumidor(CDC), "solidariamente responsáveis" pelos problemas enfrentados pelos viajantes, independentemente de quem tenha tido culpa pelos atrasos nos vôos.

Folheto e modelo de ação

Clique aqui para saber o que fazer em caso de atrasos e cancelamentos de vôos e para obter um modelo de ação para obter o ressarcimento dos danos sofridos junto ao Juizado Especial Cível (antigo Pequenas Causas).

Para ajudar o consumidor, o Idec criou um folder com orientações aos passageiros para casos de atrasos e cancelamentos de vôos. Clique aqui para fazer o download do seu folheto.

Leia também: Agência de viagem e hotel são responsáveis por descumprimento de oferta.

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