separador
Atualizado:
Cerca de 20 pessoas, entre associados e apoiadores do Idec, participaram na quarta-feira (21/3) da primeira reunião do Idec Mobiliza, grupo formado por voluntários que desejam apoiar ações e campanhas em favor de relações de consumo mais justas, éticas e sustentáveis. A iniciativa pretende também ser um espaço para a troca de ideias e experiências visando a garantir, divulgar e ampliar os direitos do consumidor.
Esse primeiro encontro teve como objetivo apresentar o programa aos interessados, conhecer um pouco o perfil de cada um deles e saber o que motiva a participar como voluntário de uma entidade de defesa do consumidor. O grupo se mostrou bastante heterogêneo no que se refere à formação profissional, sendo alguns deles aposentados. Havia de engenheiro a publicitário, passando por jornalista, ator, veterinária e funcionário público. Todos eles, porém, manifestaram em sua explanação inicial uma certeza comum: a de que os direitos do consumidor no Brasil ainda são bastante desrespeitados, sobretudo por empresas que se valem de seu poder econômico para manter práticas abusivas e até mentirosas.
Todos também manifestaram o respeito que têm pela atuação do Idec e se disseram dispostos a colaborar no esforço de fortalecer o trabalho coletivo de conscientização de um número maior de consumidores acerca de seus direitos. "Estou entre os primeiros associados e sei o quanto esta associação é séria. Por isso, quero contribuir no que for preciso para divulgar o trabalho de vocês àqueles que ainda não o conhecem e não têm consciência de seus direitos de cidadania" - afirmou Humberto Carlos Muccilli Filho, que esteve no encontro de fundação do Idec, em 1987, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo.
Um dos temas mais debatidos pelos participantes foi a necessidade de conscientizar a população em favor de um consumo sustentável, buscando formas de levar os mais diferentes setores da sociedade a questionar e repensar seu comportamento como consumidores.
O Idec Mobiliza pretende reunir o grupo para diversas atividades, como ações de rua e mobilizações, além da participação na Conferência Rio+20 e na organização da festa de 25 anos do Idec, que será realizada em agosto. A próxima reunião está marcada para o dia 25 de abril (quarta-feira) às 19 horas, no auditório do Idec: Rua Desembargador Guimarães, 21; Água Branca; São Paulo (SP).