separador
21/06/2013
Atualizado:
21/06/2013

Os princípios de universalidade, de inclusão e de responsabilidade são os que nos levam a declarar que movimentos que não os respeitem não contam com nosso apoio. Esses valores devem ser observados pelo poder público e por quem deseje se manifestar.
O Idec ressalta, institucionalmente, que não aprova esse tipo de manifestação. Em 26 anos de sua história o Idec tem promovido campanhas e participado ativamente de muitas causas. E durante toda sua trajetória, o Instituto obteve importantes conquistas que sempre reverteram para a população, tais como a retirada do mercado e substituição por produtos mais seguros (por exemplo, nos emblemáticos casos dos preservativos e dos antibióticos), o reconhecimento dos bancos de que sua relação com os correntistas deveria respeitar o direito do consumidor, a possibilidade de o poupador ir à Justiça requerer as diferenças geradas pelos planos econômicos, dentre outras.
Entre tantas vitórias, o Idec, respaldado pela Constituição, pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e por todos os importantes marcos legais, trabalha pelo consumidor-cidadão, mesmo aquele que não faz parte do mercado de consumo, para garantir a ele serviços e produtos seguros e de qualidade.