separador
Atualizado:
Uma série de atividades - incluindo debates, protestos e manifestações de rua - estão previstas para a edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, na próxima terça-feira (22). O coletivo de Mobilização do Dia Mundial Sem Carro é apoiado pelo Movimento Nossa São Paulo, Idec, Vitae Civilis, SOS Mata Atlântica, inúmeros cicloativistas, membros da sociedade civil e de diversas organizações que vem promovendo discussões sobre questões relativas ao aquecimento global. A temática também originou a campanha Clima e Consumo do Instituto.
Qualquer pessoa pode participar do coletivo. A ideia não é simplesmente mobilizar a população a deixar os carros em casa por um dia, mas criar mecanismos de luta por um transporte público mais eficiente, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias e melhor qualidade de vida, de um modo geral.
Quinta-feira(17)
As atividades começam hoje (17), às 18h30, com o chamado Desafio Intermodal. Grupos de pessoas percorrerão o trajeto da av. Eng. Luiz Carlos Berrini até a sede da Prefeitura de São Paulo, no centro, utilizando os mais diversos meios de transporte - de bicicleta, de metrô, de ônibus, de moto, a pé e até de helicóptero. O objetivo é avaliar quem chega mais rápido em um dos horários de maior congestionamento. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail gabriela@isps.org.br.
Sexta-feira (18)
Amanhã (18) será lançada a 3ª edição da pesquisa Movimento Nossa São Paulo/Ibope sobre mobilidade em São Paulo. O levantamento trata de diversos aspectos relativos à locomoção, como o tempo que as pessoas gastam com deslocamento, se abririam mão do carro se houvesse uma boa oferta de transporte público e com que frequência utilizam esses meios de transporte. Serão abordadas ainda polêmicas recentes: restrição a fretados, ampliação da Marginal Tietê, liberação do serviço de mototáxi e inauguração da ciclofaixa entre parques aos domingos.
Sábado (19) e domingo (20)
O Sesc Itaquera realiza no sábado (19) a encenação Natureza e meio ambiente, às 12h30, às 14h e às 15h30. O texto trata, de maneira leve, da argumentação de um ciclista com uma guarda de trânsito pouco consciente sobre a importância de se criar mais ciclovias e espaços públicos apropriados para os pedestres, a necessidade de se ter uma melhor malha de transporte público, e os benefícios da redução da poluição atmosférica e sonora.
Já o Sesc Santana promove, sábado e domingo (20), o projeto Conhecer São Paulo pelo metrô, fruto de uma parceria entre a São Paulo Turismo e o Metrô. Pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo serão percorridos com transporte coletivo. Haverá acompanhamento de guias.
No domingo, o Sesc Ipiranga realiza a caminhada pelo bairro, Parque da Independência e arredores, totalizando cerca de 8 km e 2 horas de duração. Inscrições na Central de Atendimento.
Segunda-feira (21)
Na segunda-feira (21), véspera do Dia Mundial Sem Carro, acontece o debate "O Impacto da Poluição na Saúde Pública", das 9h às 13h, no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (av. dr. Arnaldo, 455). O Idec participa de uma das mesas de discussão. O tema principal será o efeito do diesel com alto teor de enxofre e as consequências do não-cumprimento da resolução 315/2002 do Conama, que previa a comercialização do combustível mais limpo a partir de janeiro deste ano. Inscrições pelo e-mail zuleica@isps.org.br.
Além disso, às 12h18 está marcado um "barulhaço" de dois minutos, na segunda grande ação dentro da Campanha TicTac, responsável por mobilizações em todo o mundo co