Idec defende a necessidade de ações concretas como estímulo à produção e consumo sustentável
separador
28/02/2012
Atualizado:
28/02/2012
“Que agricultura queremos para a cidade de São Paulo?”, este será o tema discutido na mesa redonda organizada pela AAO (Associação de Agricultura Orgânica), em conjunto com a Câmara Municipal de São Paulo e o projeto Plantando Meio Ambiente Colhendo Vida Saudável. Atualmente cerca de 400 agricultores produzem hortaliças, frutas e plantas ornamentais em várias regiões da capital paulista. Por esta razão, existe a necessidade da implantação de uma produção agrícola com base ecológica que não prejudique o ecossistema e que promova a segurança alimentar e nutricional da população.
A pesquisadora do Idec, Adriana Charoux, estará presente na plateia do evento e falará sobre a importância de ações mais concretas de padrões sustentáveis de produção e consumo de alimentos na cidade de São Paulo. Defendendo a necessidade de estímulo à produção e ao consumo sustentável, Adriana dará exemplos de como a aproximação destes elos é possível.
“Através da ampliação do programa de alimentação saudável nas escolas, exclusão de alimentos altamente processados e fortalecimento da agroecologia, podemos mudar os padrões atuais”.
O Programa Agricultura Limpa e Selo de Indicação de Procedência “Guarapiranga”, projeto que incentiva a produção orgânica e geração de água para a cidade de São Paulo, também entrará em pauta. Para que o programa obtenha sucesso, serão discutidas a adequação e regularizalição ambiental, fundiária e societária. O conhecimento de leis existentes que podem ser implementadas e a necessidade de uma assistência técnica que oriente a produção orgânica também fazem parte das medidas que devem ser tomadas.
O evento será nesta sexta-feira (2/3) e contará com a presença de autoridades políticas e representantes de organizações do setor. O vereador Gilberto Natalini será o mediador do evento e responsável pela abertura do debate. Também participarão o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, a Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, o Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, e o Secretário do Governo Municipal, Nelson Hervey da Costa.