Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Infecções hospitalares: divulgação de dados pode ajudar no controle

<p> <em>Campanha luta para que o consumidor possa saber qual hospital realize um bom trabalho</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/08/2011

Um novo estudo realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, mostra que a falta de informações sobre o controle de infecções hospitalares não é privilégio dos brasileiros. Os resultados da pesquisa - que apontam para a morte de 19 mil americanos em 2005 decorrente de infecções adquiridas em hospitais - ressaltam a necessidade urgente de mudanças (leia mais em www.consumersunion.org/pub/core_health_care/005017.html, em inglês. 

Mas as semelhanças com o Brasil param por aí. Enquanto no Brasil as autoridades responsáveis não exigem a divulgação de dados aos consumidores ou adotam critérios para controle, circula no Congresso dos EUA projeto de lei que, se aprovado, exigirá que hospitais e centros cirúrgicos divulguem relatórios acerca da incidência de infecções hospitalares. O projeto também prevê que a Secretaria de Saúde e Serviços Humanos norte-americana apresente informativo anual ao Congresso sobre as medidas que estão sendo adotadas para reduzir a incidência de infecções hospitalares.

De acordo com a Consumers Union (CU), maior organização de consumidores nos Estados Unidos, é imprescindível que o Congresso dos EUA exija a divulgação de informações sobre infecções hospitalares naquele país. "Ao tornar as taxas de infecção públicas, o projeto irá encorajar os hospitais a melhorar seus cuidados com o paciente, salvando vidas e dólares", afirmou Lisa McGiffert, diretora da campanha Stop Hospital Infections (www.StopHospitalInfections.org), da CU.

Por compartilhar dessa opinião, o Idec lançou, em novembro de 2006, a campanha "Exiga informações sobre o controle das infecções hospitalares. Por meio dela os internautas podem enviar mensagem às autoridades competentes exigindo a existência de procedimentos de controle e redução da incidência de infecções hospitalares nas unidades de saúde e a obrigatoriedade de divulgação dessas informações ao público. "A sociedade merece saber quais hospitais fazem um bom trabalho de prevenção contra infecções e mantêm a segurança de seus doentes", afirma Daniela Trettel, advogada do Idec.

Talvez também te interesse: