Desde 2012, o Instituto faz parte de grupo de trabalho do Estado de São Paulo que integra a Rede Brasil de Consumo Seguro e Saúde
separador
20/06/2013
Atualizado:
20/06/2013
O Idec participou do II Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde abordando o papel da sociedade civil na proteção da saúde e segurança do consumidor. O evento foi realizado na última quarta-feira (19/6), em Brasília, e teve como objetivo reunir as diversas autoridades em nível federal, estadual e municipal que atuam na proteção da saúde e segurança do consumidor para nivelar e compartilhar informações sobre consumo seguro e saúde. O encontro também serviu para abrir oportunidade para os participantes conhecerem as experiências da Colômbia e do Peru na proteção à saúde e segurança dos seus consumidores. O gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira, esteve no evento representando o Instituto no painel “Risco na sociedade de consumo”, discorrendo sobre “O papel da sociedade civil na proteção da saúde e segurança do consumidor”.
O Seminário foi uma continuidade do trabalho que iniciado em 2009, quando a OEA (Organização dos Estados Americanos), em conjunto com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), determinou que fosse dado todo o apoio ao fortalecimento dos mecanismos de cooperação existentes e outras modalidades de atividades conjuntas entre as agências governamentais de proteção ao consumidor nas Américas e no Caribe.
Desta demanda de apoio foi criada a RCSS (Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas) que é o primeiro esforço interamericano de difusão da temática e educação sobre segurança dos produtos de consumo e seu impacto na saúde e também da constituição de uma rede de alertas rápidos de problemas com produtos nos 35 países do continente. Após isso, veio o RCSS-GT-Brasil, grupo de trabalho brasileiro integrado pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Há algum tempo experiências locais e estaduais vêm sendo iniciadas pelo Brasil e um dos objetivos deste segundo seminário internacional foi difundir essas experiências.
Desde o início de 2012 o Idec integra o RCSS-GT-SP, rede do Estado de São Paulo, junto com Procon, Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), Centro de Vigilância Sanitária, Incor (Instituto do Coração), as secretarias de Segurança Pública, Agricultura e o Instituto Adolfo Lutz.
Veja também, em Notícias do Consumidor: