Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa do congresso mundial de entidades de defesa do consumidor

<i>Congresso Mundial da CI abordar&aacute; servi&ccedil;os financeiros mais jutos, entre outros temas. Coordenadora do Idec, Lisa Gunn, vai falar sobre as perspectivas para a Rio +20</i>

separador

Atualizado: 

15/08/2011

Mais de 220 organizações de consumidores de todo o mundo irão se reunir nos próximos dias para debater as ideias mais recentes e inovadoras de se alcançar mais poder aos consumidores. Com o tema "Fortalecer os Consumidores de Amanhã", o 19º Congresso Mundial da Consumers International se realiza entre 3 e 6 de maio, em Hong Kong, e também comemora o 50º aniversário da federação, da qual o Idec é membro. A coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, representa o Instituto no evento.

Figuras de renome internacional provenientes da indústria, governos, academia e da sociedade civil se unirão aos líderes do movimento consumerista global para falar sobre temas como serviços financeiros mais justos, foco da campanha deste ano para o Dia Mundial do Consumidor. Também estarão na pauta consumo sustentável e economia ecológica, direitos dos consumidores e responsabilidade social da empresa, alimentos seguros e nutritivos para todos, consumidores e o mundo digital e direitos dos consumidores de hoje e amanhã.

Rio+20
Lisa Gunn participará de um painel na quarta-feira (4/5) sob o tema "Todos os caminhos levam à Rio+20?". O debate visa a apresentar a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável 2012, popularmente conhecida como Rio +20 e deve explicar qual a relevância do evento do ano que vem para o movimento global de consumidores.

A sessão também mostrará a experiência da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP15), realizada em Copenhagen, em 2009, as lições aprendidas e as perspectivas do Idec quanto ao evento brasileiro.

Lisa vai falar sobre quais questões relacionadas ao consumo serão levantadas na Rio +20, bem como as expectativas do Idec e qual o papel que as organizações de consumidores desempenham na cúpula, especialmente quanto a consumo sustentável e padrões de produção.