Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de II Fórum da Internet no Brasil nesta semana

Evento reúne representantes da área acadêmica, do terceiro setor, do segmento empresarial e do governo para fortalecer o amplo acompanhamento e discussão das questões mais relevantes para a consolidação e expansão da internet no País

separador

Atualizado: 

02/07/2012
Para discutir os principais desafios e o futuro da internet, o CGI (Comitê Gestor da Internet), órgão responsável pela governança da rede no Brasil, realizará dos dias 3 a 5 de julho o II Fórum da Internet no Brasil, em Olinda, Pernambuco. O Idec, por meio de sua representante membro do CGI, a advogada Veridiana Alimonti, está diretamente ligado aos temas que serão tratados no fórum e será oradora da primeira trilha referente à “Garantia de direitos na rede e Marco Civil da Internet”. 
 
O evento visa a reunir representantes da área acadêmica, do terceiro setor, do segmento empresarial e do governo para incentivá-los a acompanhar e opinar sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão da internet no País.
 
Principais temas
As cinco trilhas que serão debatidas durante o evento estão relacionadas à garantia de direitos na rede e Marco Civil da Internet, banda larga no Brasil, inclusão digital, maneiras de estimular conteúdos e plataformas nacionais na rede mundial e governança global da internet.
 
O projeto de lei do Marco Civil da Internet, tema abordado na primeira trilha, é um assunto que vem sendo acompanhado frequentemente pelo Idec. O Instituto participou de uma audiência pública na Câmara, na qual defendeu que o Marco Civil é essencial para a garantia dos direitos dos consumidores na rede, afinal, quase tudo na internet é permeado por relações de consumo, desde a conexão até os serviços e produtos oferecidos, passando pela publicidade, conteúdos e informações. 
 
Já as mesas técnicas priorizarão os desafios da implementação do IPv6, como será a internet do futuro, métricas e modelos de análise do que ocorre nas redes digitais, novo ativismo em rede, Lei de Acesso à Informação e dados abertos na web.
 
Para mais informações, acesse o site oficial do II Fórum da Internet no Brasil.