Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de evento sobre governança da internet no Azerbaijão

Evento pode ser acompanhando pela internet ou, presencialmente, com a organização Coletivo Digital, em São Paulo

Compartilhar

separador

Atualizado: 

05/11/2012
O Idec participa entre os dias 6 e 9/11 do IGF (Internet Governance Forum ou Fórum de Governança da Internet, em português), realizado em Baku, capital do Azerbaijão. O IGF é organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com auxílio e participação de um grupo de aconselhamento multissetorial, o MAG (Multistakeholder Advisory Group ou Grupo de Consultoria Multilateral, em português). A participação do Idec ocorre pelo segundo ano seguido, devido ao seu trabalho no CGI.br. (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e pela atuação do Idec com temas ligados às políticas públicas para a internet.
 
Dois workshops terão a participação do Idec no IGF. O primeiro, realizado entre os organizadores, chamado "Acesso à banda larga e direitos do consumidor", ocorrerá no dia 7/11, das 05h às 06h30 - horário de Brasília. A segunda participação do Instituto ocorre no workshop do dia 8/11, das 08h30 às 10h (horário de Brasília), chamado "Um plano para o respeito de direitos pelas empresas de telecomunicações".
 
 
Participação remota
Existe ainda a possibilidade de participação remota em todas as sessões principais e workshops. O link será fornecido um dia antes do início do evento. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
 
Durante a realização do IGF também são organizados encontros em diferentes países para que as pessoas possam assistir aos workshops e, assim, estimular discussões também fora do ambiente físico do IGF. Em São Paulo, o encontro está sendo organizado pelo Coletivo Digital.
 
Serviço:
Coletivo Digital
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1117 - Pinheiros. 
Contato pelo telefone (11) 3803-5134 ou pelo site http://www.coletivodigital.org.br/
 
 
Fórum de Governança da Internet
O IGF ocorre anualmente desde outubro de 2006, quando a criação do fórum foi recomendada pela primeira vez no relatório do GTGI (Grupo de Trabalho em Governança da Internet), seguindo uma série de consultas abertas. Este relatório foi um dos assuntos discutidos na segunda fase da CMSI (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação), organizada pela ONU, na cidade de Túnis em 2005, formalmente criando o IGF e definindo seu mandato.
 
“A proposta do IGF é ser um fórum global e multissetorial para discussão das políticas para a internet. A necessidade da criação de um espaço como esse foi apontada após a identificação de um vácuo no contexto das estruturas que existiam para as discussões relativas às políticas públicas relacionadas à rede. Era importante haver um espaço em que governo, empresários, terceiro setor e academia se encontrassem para realizar esse debate”, explica a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.
 
O site do evento é: http://www.intgovforum.org/cms/

Talvez também te interesse: