separador
Atualizado:
No início de outubro, o Idec organizou, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, a 1ª Conferência Livre Sobre Conflitos de Interesse nas políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que teve como objetivo discutir sobre as principais atividades políticas corporativas que influenciam o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Durante o evento, os participantes ouviram falas inspiradoras e participaram de debates para construir proposições sobre prevenção, gestão e mitigação de Conflitos de Interesse nos programas, políticas e ações de SAN.
Após a eleição das três propostas prioritárias, os participantes da Conferência Livre conheceram as candidaturas a delegados e delegadas. Os participantes elegeram quatro delegados e delagadas e quatro suplentes. Eles serão representantes da Conferência Livre sobre Conflitos de Interesse na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, quer será realizada em Brasília entre 11 e 14 de dezembro deste ano.
O que é a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN)
A Conferência compõe o SISAN , sendo organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN. Esse processo contribui para a elaboração das ações que vão compor o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional visando garantir o Direito Humano a alimentação adequada para a população brasileira.
Como funcionam as Conferências Livres
Previstas no regulamento da Conferência Nacional de SAN, as conferências livres nacionais possuem caráter deliberativo sendo convocadas e realizadas por organizações da sociedade civil que não apresentam conflitos de interesses para atuação na temática. Elas funcionam como uma estratégia para ampliar a participação social nos debates e formulação de propostas e para a eleição de delegados(as) da sociedade civil que participarão da Conferência Nacional.
Estiveram a frente da Conferência Livre sobre Conflitos de Interesse na SAN, as seguintes organizações:
ACT Promoção da Saúde, Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), FIAN Brasil, Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Desiderata, Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, Universidade de São Paulo (Nupens/USP), Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição, Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) e Slow Food Brasil.